Conselhos e ordens profissionais se articulam em evento virtual

Encerrou nesta quarta-feira, 21 o I Fórum Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais – evento virtual com duração de três dias, que abordou temas atuais e desafiantes no contexto da atuação e gestão dessas entidades. Contou com a participação de cerca de 1800 pessoas entre conselheiras(os) e funcionárias(os) de conselhos regionais e federais e da OAB-MG.

Com o slogan “Atuação Ética e Valorização Profissional em prol da Sociedade”, o evento foi organizado em sete painéis com os mais variados assuntos, entre eles a tramitação das propostas de emendas constitucionais, as PECs, fiscalização remota, legislações pertinentes, reforma tributária e ainda políticas públicas, governança e a urgente prevenção e pós-Covid. 

Na avaliação da comissão organizadora o I Fórum cumpriu seu objetivo principal de integrar os conselhos em torno de agendas comuns, potencializando a articulação do próprio Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP). Outro ganho do evento virtual foi contar com a participação não só de conselheiras(os) como também de funcionárias(os), o que fortalece ainda mais a missão do coletivo.  

CRP-MG no evento – O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais, além de integrar a comissão organizadora do evento, esteve presente por meio da participação de funcionárias(os), conselheiras e das painelistas convidadas, as conselheiras Cristiane Nogueira, coordenadora da Comissão de Orientação em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, e da presidenta Lourdes Machado. A primeira fez exposição no painel 5 “Cuidados e prevenção com as leis – Pós-COVID/Identificação e EPIs no local de trabalho”, quando elucidou os efeitos da pandemia na saúde da população.

Lourdes Machado, por sua vez, fez palestra no momento “Governança/Políticas Públicas / LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)/Documento de sensibilização do PL 1826-2020”. A presidenta do CRP-MG pontuou as contribuições da Psicologia para a sociedade: “nossa profissão cresceu e se fortaleceu como espaço de promoção de cidadania, contribuindo para as políticas públicas, inclusão e participação social. Ao longo de décadas vem sendo convocada a defender tais pilares sociais e segue reafirmando seu compromisso com a universalidade destas políticas como resultado do processo democrático”.

Em sua avaliação, o I Fórum Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais foi um importante momento de integração e troca de experiências e práticas de entre os Conselhos Profissionais, que reafirmou a necessidade de potencializar essa união por meio de agendas comuns.

Participação no I Fórum – O primeiro evento de integração do COP contou com a participação dos conselhos federais de Administração (CFA), Contabilidade (CFC), Educação Física (CREF) e Química (CFQ); da Frente Parlamentar em Defesa dos Conselhos; da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG); e dos conselhos regionais de Administração (CRA-MG), Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG), Biblioteconomia da 6a região (CRB- 6 região), Biologia 4ª Região (CRBio-04), Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG), Fisioterapia e Terapia Ocupacional 4ª Região (Crefito-4), Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Nutricionistas da 9ª região (CRN9), Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Química (CRQ 2a região/MG), Representantes Comerciais no Estado de Minas Gerais (Core-MG), e Serviço Social de Minas Gerais (Cress-MG).

Sobre o COP – O Movimento Conselhos e Ordens Profissionais de Minas Gerais (COP-MG) é  integrado pela Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais e 27 conselhos profissionais, entre eles o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG). Foi criado em 2019 para a defesa da população por meio da manutenção, fortalecimento e ação conjunta entre os conselhos de Minas Gerais. 



– CRP PELO INTERIOR –