Conselhos realizam seminário para dialogar sobre os reflexos sociais da violência de Estado

Evento será presencial, no Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de março. Inscrições continuam abertas.

Mais uma vez, os Conselhos Regionais de Psicologia da região sudeste (CRP-RJ, CRP-ES, CRP-SP e CRP-MG), em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), promovem atividade para a categoria, neste começo de ano. O “Seminário Regional de Psicologia e Violência de Estado”, marcado para os dias 3 e 4 de março, na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. O evento é presencial, gratuito, com lotação limitada e, portanto, há a exigência de inscrição prévia clicando aqui.

Os conselhos esperam que o Seminário seja espaço de reflexão crítica sobre o papel da Psicologia, sempre ancorada em seu Código de Ética, na resistência e mitigação do cenário de violência no país, onde o Estado tem sido instância violadora de direitos e produtora de ódio.

Minas presente – A conselheira vice-presidenta do CRP-MG, Liliane Martins, que estará na abertura institucional, ressalta que a expectativa em torno do Seminário é grande: “esse diálogo se faz necessário para pensar melhorias urgentes para as políticas públicas, sempre lembrando que violência de Estado não diz apenas da atuação das polícias, mas das várias formas que o Estado nos violenta”.

A autarquia mineira também marcará presença na mesa institucional de encerramento por meio da participação da conselheira secretária, Lourdes Machado. A psicóloga aponta o Seminário como um momento oportuno para a Psicologia amplificar seu recado que não compactua nem está alheia às ações segregadoras e violentas praticadas pelo Estado, nos últimos anos. “A vulnerabilização cada vez mais intensa de grande parte da população impacta diretamente na saúde integral de cidadãs e cidadãos, e nossa posição é sempre de enfrentamento por sermos uma profissão ética e embasada na defesa dos direitos humanos”, assinala a conselheira do CRP-MG.

O CRP-MG se fará presente também com as presenças da conselheira Renata Miranda, coordenadora da Comissão de Orientação Psicologia de Emergências e Desastres, e o conselheiro Anderson Matos, coordenador da Comissão de Orientação Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica; e das integrantes de suas comissões correlatas aos grupos temáticos constantes na programação do Seminário. São elas:

– Renata Ghisleni, coordenadora da Comissão de Orientação Psicologia e Relações com a Justiça do CRP-MG.
– Vivane Cunha, integrante das comissões do CRP-MG de Orientação Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero e também Psicologia e Relações Étnico-Raciais.
– Fátima Sabará e Maíra Almeida, integrantes da Comissão de Orientação Psicologia de Emergências e Desastres.

Programação:

Dia 3 (sexta-feira)
12h – Credenciamento
13h – Abertura Institucional
13h30min – Conferência de abertura
15h às 17h – Grupos Temáticos (Segurança Pública; Privação de Liberdade; Violências Territoriais, ambientais e comunitárias )
17h30 às 19h30 – Grupos Temáticos (Guerra às Drogas e antiproibicionismo; Violência de Gênero; Extermínio da Juventude Negra e Periférica)

Dia 4 (sábado)
10h – Mesa “Conjuntura Política e Compromisso Social da Psicologia”
14h – Encerramento + compartilhamento dos encaminhamentos.

Serviço:
Seminário Regional de Psicologia e Violência de Estado – Sudeste (presencial)
Data: 3 e 4 de março de 2023
Local: Universidade Veiga de Almeida (Rua Ibituruna, 108, Maracanã, Rio de Janeiro)
Inscrições gratuitas: Clique aqui



– CRP PELO INTERIOR –