30 out Contagem regressiva para votação do Marco Civil da Internet
Nesta terça-feira (29/10) será votado o Marco Civil da Internet no Congresso Nacional, cuja pauta amanhece trancada, podendo ser votado apenas tal projeto, que está em urgência constitucional. A sociedade luta pela garantia da liberdade de expressão, da neutralidade de rede e da privacidade.
Talvez esse seja o momento mais importante da história da internet no Brasil. A depender do texto aprovado, será construído um meio de comunicação que aponta para a garantia de direitos e para a liberdade; ou que aponta para uma sociedade na qual quem tem mais dinheiro tem mais direitos, se organizando de forma autoritária e vigilantista, onde corporações multinacionais e governos podem controlar a vida de todos segundo seus interesses privados.
Leia AQUI a nota pública sobre a votação do Marco Civil da Internet produzida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Entenda a votação de hoje do Marco Civil da Internet no Congresso Nacional
- O que está em jogo:
– Privacidade:
Vivo, Claro, Tim e Oi querem ter o direito de guardar e usar todos os dados gerados pelos internautas ao se conectar na rede.
– Liberdade de Expressão:
A Globo apoiou a ditadura em 1964 e, em 2013, é a principal corporação a censurar conteúdos na internet brasileira. No dia 29, essa empresa quer que o seu poder de censura vire lei.
– Neutralidade de rede:
Vivo, Claro, Tim e Oi já cobram para você entrar na internet e, no dia 29 de outubro, querem colocar pedágios dentro da rede. Para isso, precisam garantir que a neutralidade da rede conste no Marco Civil da Internet como um termo vago, para que possam interferir no fluxo de dados que passam pelos seus cabos.
- O que fazer:
– Quem não estiver em Brasília no dia 29/10:
Mude a sua imagem de capa para a imagem deste evento até o dia D e mostre para os deputados que muitos defendem os direitos civis na internet e na sociedade. Ligue e mande email para o deputado que elegeu, informando que liberdade de expressão, privacidade e neutralidade não são direitos negociáveis. Acesse AQUI lista de contatos.
– Para quem estiver em Brasília no Dia D:
Ato público no Congresso Nacional, ao meio dia.
Participe AQUI do evento com outras informações sobre a votação.