18 set COREPSI em Minas: 30 anos manifestando a força do coletivo
Nesta edição da nossa série de matérias especiais, vamos resgatar a trajetória dos Congressos que ajudam a construir a Psicologia de forma democrática
O ano era 1994. Em 25 de agosto tinha início o I Congresso Nacional de Psicologia. A proposta era ousada e o tema provocador: “I CNP – Repensando a Psicologia”. O I Congresso Regional Constituinte, preparatório, acontecera pouco antes, nos dias 21 e 22 de maio do mesmo ano. Mas materializar os Congressos regionais e nacional que se tornariam a base da profissão não foi tarefa fácil, nem rápida. É essa jornada que nós vamos resgatar em mais uma edição da nossa série especial que celebra os 50 anos do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).
Com o auxílio de materiais publicados pela autarquia ao longo das últimas décadas, disponíveis no acervo digital do CRP-MG, seguimos relembrando momentos históricos, que comprovam o engajamento da categoria na defesa de uma Psicologia ética, democrática e que luta por uma sociedade mais justa e mais saudável.
Primeiros anos
A partir da regulamentação da Profissão, as(os) psicólogas(os) trabalharam arduamente para se organizar enquanto categoria. Desde os primórdios, diversos encontros foram promovidos. Um dos marcos foi o I Encontro dos Psicólogos da 4ª região (MG/ES), realizado em 1981.
Em 1988, as(os) profissionais passaram a defender a necessidade de um evento mais amplo. A proposta era realizar um Congresso Nacional, precedido por Congressos Regionais. Desde o início, o CRP-MG foi um grande apoiador e entusiasta da ideia, conforme registra a matéria publicada no Jornal da Psicologia na época.
No ano seguinte, em 1989, teve início uma campanha para incentivar a participação das(os) profissionais no que seria o 1º Congresso Nacional Unificado de Psicólogas(os).
O Congresso Nacional Unificado foi marcado para setembro de 1989, em Brasília. Inicialmente, a ideia era promover o evento em conjunto com outras entidades representativas da categoria. Ou seja, além do Conselho, o Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (PSIND-MG) também participaria da organização dos Encontros Estaduais preparatórios para a atividade.
A novidade era tão importante que, na ocasião, foi publicada uma edição extra do Jornal da Psicologia, repleta de informações sobre como aconteceriam os encontros no estado. Seriam os primórdios do COREPSI?
Consolidação
Mas foi em 1991 que o Congresso Nacional da Psicologia como conhecemos hoje começou a tomar forma. A instalação de um “processo constituinte” dentro dos Conselhos, com a mobilização de toda a categoria, foi deliberada durante o Encontro Geral das Plenárias, realizado em Belo Horizonte. Durante três dias, a capital mineira recebeu representantes e convidadas(os) do Conselho Federal de Psicologia e dos oito Conselhos Regionais da categoria que existiam à época.
Após a instauração do processo constituinte, passaram a ser realizados os eventos preparatórios. Nascia oficialmente um processo democrático histórico, no qual a participação da categoria tem papel fundamental.
Matéria publicada à época com o balanço dos microcongressos regionais, equivalentes ao que hoje conhecemos como PRÉ-COREPSI, conta que as propostas recebidas revelaram grande preocupação das(os) profissionais com a preservação do mercado de trabalho, com a remuneração e com a jornada de trabalho.
O Código de Ética Das(os) Psicólogas(os) vigente à época também foi alvo de pedidos de revisão.
Em 1994, o processo avançava. Nos dias 21 e 22 de maio foi realizado o Congresso Regional Constituinte. A proposta era repensar a Psicologia.
Após três anos de trabalho, o processo constituinte da Psicologia foi concluído, com o Congresso Nacional Constituinte, realizado entre os dias 25 e 28 de agosto de 1994, em Campos do Jordão. Estava definitivamente instaurado este amplo processo colaborativo.
Expansão e inovação
Se a década de 1990 foi marcada pela consolidação desses Congressos como um espaço de debate e formulação de políticas para a Psicologia em Minas Gerais e no Brasil, as décadas subsequentes foram responsáveis por uma evolução incessante, refletindo não só as mudanças e os avanços na área, mas também as demandas sociais e profissionais da categoria.
Hoje, o Congresso Regional de Psicologia (COREPSI) e o Congresso Nacional da Psicologia (CNP) são as instâncias deliberativas mais importantes do Sistema Conselhos. Realizados a cada três anos, são responsáveis por definir as diretrizes de atuação e as políticas prioritárias para a próxima gestão dos Conselhos Regionais (CRPs) e Federal de Psicologia (CFP).
Acesse a linha do tempo e confira os temas dos Congressos realizados de 1994 a 2022.
Participação democrática e perspectivas futuras
A história do COREPSI em Minas Gerais é um testemunho da capacidade de adaptação da comunidade de psicólogas(os) do estado. Ao longo de mais de três décadas, o Congresso tem sido um espaço vital para a troca de conhecimentos, a formulação de políticas e a promoção da Psicologia como uma ciência e profissão comprometida com o bem-estar da sociedade.
Nos últimos tempos, a Psicologia tem enfrentado novos desafios, como a adaptação às tecnologias digitais e a necessidade de abordar questões emergentes, como a saúde mental em tempos de pandemia e a perspectiva interseccional. Cada vez mais, o envolvimento das(os) profissionais se torna essencial.
O que esperar da Psicologia mineira nos próximos anos? É o que será definido ao longo da 12ª edição do COREPSI, realizada em março de 2025.
Mas essa construção já começou! Os PRÉ-COREPSI iniciam em outubro e estão com as inscrições abertas. Confira a agenda de eventos e se programe para participar!
O formulário para o envio de propostas para o 12º COREPSI também segue disponível no site do evento. Lá você confere informações sobre o formato e sobre os três eixos temáticos aos quais as propostas devem estar atreladas. Envie sua contribuição!
E por falar em contribuição, na próxima edição da nossa série especial sobre os 50 anos do CRP-MG, você confere um pouco do que a categoria já fez por Minas Gerais e pelo Brasil. Está imperdível.
Matérias Relacionadas
PRÉ-COREPSI em dez perguntas: fique por dentro do que está por vir
Abertas as inscrições para os PRÉ-COREPSI
Vai começar a fase dos pré-congressos do COREPSI
Psicólogas já podem encaminhar propostas para atuação do Sistema Conselhos de Psicologia
12º Congresso Regional da Psicologia ganha hotsite