Corte etário na educação é tema de programa de rádio

O programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (29) abordou o corte etário na educação e teve como convidada a psicóloga Dinéia Aparecida Domingues. Ela é coordenadora do Laboratório de Psicologia e Educação do curso de Psicologia da PUC Minas e ativista em movimentos pela infância. O programa é uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência.

Em 2010, o Conselho Nacional de Educação emitiu uma resolução determinando que para ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança tenha completado seis anos de idade até 31 de março do ano da respectiva matrícula.

“A sociedade brasileira tem apresentado mudanças no acesso à escola, que está chegando mais cedo na vida da criança. Como há muitas meninas e meninos que precisam dessa instituição, foi denominado o corte etário que é um marcador de idade que ajuda a organizar o número de alunos no ensino”, explicou. Ela ressaltou que em Minas Gerais há um problema: é o único estado que coloca o corte etário em 31 de julho, o restante acontece em 31 de março. Portanto, se uma criança que completa 6 anos em abril, por exemplo, está cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental e se muda para outro estado, o que será feito?”.

Do ponto de vista da Psicologia, Dinéia afirmou que se deve procurar o melhor para a criança que está em crescimento. “O olhar da Psicologia é compreender esse momento e acolher as mudanças na criança”, explicou. Ela também declarou que a escola deve tratar desse assunto com os pais em reuniões e procurar entender a decisão da família sobre quando colocar a criança na escola.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –