Crença, religião e espiritualidade são pautadas no Psicologia em Foco no Rádio

Na entrevista desta semana, o programa entrevistou o conselheiro do CRP-MG, Reinaldo da Silva Júnior

O Psicologia em foco no rádio desta quarta-feira, 26/6, discutiu o papel da religião na vida das pessoas. O convidado deste programa foi o psicólogo Reinado da Silva Júnior, que é coordenador da Comissão de Psicologia, Laicidade, Espiritualidade, Religião e outros Saberes Tradicionais do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

Ouça a entrevista.

A crença é uma necessidade humana, afirmou Reinaldo. Para ele, os indivíduos precisam de algo que explique o sentido de sua existência além dos limites da vida na Terra. Essa crença acontece tanto dentro do campo religioso quanto fora dele. “O ser humano se incomoda muito com a sua finitude, então ele precisa encontrar algum tipo de sentido na vida que faça com que a finitude não tire da nossa existência um motivo de ser”, disse.

Questionado sobre a motivação dos seres humanos em busca de respostas, o psicólogo explicou que a necessidade de descobrir coisas vem dessa essência humana de não se acomodar com o que está posto. “Isso fez com que nós produzíssemos a filosofia, a ciência e fez também com que produzíssemos a religião enquanto tradição”, afirmou.

Reinaldo realçou que a religião tem um papel importante quando vista da perspectiva da transcendência do ego, entretanto, sendo usada para fins políticos se torna um instrumento da igreja, como uma ferramenta de controle das pessoas.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –