Criação da Rede Crepop legitima o compromisso social da Psicologia, avalia ex-conselheiro do CRP-MG

Luiz Felipe Viana Cardoso relembra que, após a clínica, maior campo de trabalho para profissionais Psi são as políticas públicas

O Sistema Conselhos de Psicologia, que reúne os Conselhos Regionais em todo o país, formalizou a criação da Rede Crepop (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas).

O objetivo é transformar em permanente o funcionamento dos Centros, o que já ocorre desde 2006, de forma a preservar o setor responsável pela elaboração de referências técnicas que servem para subsidiar a atuação de psicólogas(os) no âmbito das políticas públicas.

A formalização da Rede Crepop, ocorrida neste mês em uma cerimônia em São Luís (MA), atende à Resolução 14/2022, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que institucionaliza o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop) como ferramenta permanente de gestão no Sistema Conselhos de Psicologia.

Em 24 de agosto deste ano, o CRP-MG também publicou a Resolução 003/2022, que institui e regulamenta a atuação do Crepop no âmbito regional.

Para o ex-conselheiro do CRP-MG, Luiz Felipe Viana Cardoso, a formação da Rede “passa a garanti-lo como um equipamento permanente no Sistema Conselhos de Psicologia”.

“Hoje, depois da clínica, as políticas públicas são os maiores espaços de trabalho da psicóloga e, por isso, é extremamente importante que essa pauta seja constante nas discussões e fazeres da Psicologia”, defende Cardoso.

Ainda de acordo com ele, ao estabelecer a Rede Crepop, o Sistema Conselhos de Psicologia “legitima, de forma democrática e participativa, o compromisso social da Psicologia enquanto ciência e profissão com o campo das Políticas Públicas”.



– CRP PELO INTERIOR –