CRP-MG adere à campanha nacional “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”

Ações abrangem produção de materiais orientativos, lives mensais e pesquisas nas redes sociais

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) está aderindo à campanha do Conselho Federal de Psicologia (CFP) “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”. A iniciativa estadual abarca eventos on-line, pesquisas e materiais orientativos, com o objetivo de promover o diálogo de maneira interdisciplinar. Desde o início deste mês, a autarquia está levantando junto à categoria reflexões sobre sua atuação na promoção da saúde mental, por meio de enquete em seus perfis de redes sociais. Na próxima terça-feira, 19, realizará live às 19h, em seu canal no youtube com a temática da campanha nacional.

O CFP vem desenvolvendo ações que problematizem o assunto e coloquem em evidência a necessidade de um cuidado contínuo em busca de uma boa saúde (física e mental) e de qualidade de vida.

Em Minas Gerais, “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” ressalta e valoriza a prática psicológica como instrumento de garantia dos direitos fundamentais, do enfrentamento à violência, dos preconceitos e das condições objetivas e subjetivas que produzem sofrimento psíquico, compreendendo que a saúde mental do indivíduo tem como determinantes e condicionantes: alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais, como preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir dessa iniciativa, o CRP-MG também reforça o protagonismo da Psicologia na luta pela promoção da saúde mental, que se dá pela participação no movimento da Luta Antimanicomial e na elaboração e desenvolvimento da Política Nacional de Saúde Mental. Esses esforços se concretizam na efetivação de políticas públicas inclusivas baseadas nas prerrogativas da universalidade, da integralidade e da equidade, buscando a interlocução com outros saberes e práticas profissionais.

“Ao longo das décadas a Psicologia vem sendo convocada a defender as políticas públicas de saúde e segue reafirmando seu compromisso com a universalidade do SUS como resultado do processo democrático”, realça a conselheira presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado.

A conselheira e coordenadora da Comissão de Orientação em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Cristiane Nogueira, explica: “consideramos que os estados de sofrimento mental são multifatoriais e constituídos a partir da relação das pessoas com seu entorno social. A característica central da nossa sociedade é a desigualdade, o que nos traz a responsabilidade de afirmar a nossa prática em diálogo com a sociedade”.

Live – O projeto mineiro “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro” promoverá lives mensais no canal do CRP-MG no Youtube. A primeira será realizada na próxima terça-feira, 19, às 19h, e terá como anfitriãs a conselheira presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado, e a conselheira coordenadora da Comissão de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Cristiane Nogueira. A iniciativa conta com a participação da convidada Ana Regina Machado, que é psicóloga, doutora em Saúde Coletiva/IRR Fiocruz Minas. Trabalhadora da área de saúde mental na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. O evento é aberto, sem necessidade de inscrição.

Enquete – Psicólogas e psicólogos de Minas Gerais foram convidadas(os) a responder a seguinte questão: “Como sua atuação PSI contribui para os avanços na saúde mental durante todo o ano?”. As respostas podem ser enviadas pelo Instagram e pelo Facebook.

Pandemia – Além do projeto “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, o CRP-MG vem produzindo e divulgando conteúdos orientativos com maior foco no contexto atual de pandemia pela Covid-19 e suas implicações. As informações estão no site crpmg.org.br/coronavirus. São normativas, cartilhas, vídeos, lives, cards de pergunta e resposta com recomendações para a população e orientações para a atuação das(os) psicólogas(os).



– CRP PELO INTERIOR –