CRP-MG, ao lado dos outros regionais e do CFP, recebe homenagem em sessão solene na Câmara dos Deputados

Cerimônia marcou 50 anos de existência dos conselhos e o Dia da(o) Psicóloga(o)

Solenidade foi prestigiada por representantes dos conselhos regionais e do CFP, e diversas(os) psicólogas(os). Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) foi homenageado juntamente com os demais regionais, em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, no último dia 27. A cerimônia celebrou 50 anos de funcionamento destas autarquias e também o Dia da Psicóloga(o). Com a presença da cantora e compositora Daniela Mercury, a atividade legislativa marcou ainda os 25 anos da Resolução CFP 01/99, que “estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da Orientação Sexual”.

A sessão solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelos deputados Odair Cunha (PT-MG) e Reimont (PT-RJ), contou com a presença das(os) conselheiras(os) do CRP-MG Suellen Fraga (presidenta), Júnia Lara (presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização – COF), Délcio Guimarães (presidente da Comissão de Ética – COE), e Henrique Galhano (coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração).

Comitiva do CRP-MG presente na solenidade, da esq. para a dir: conselheira Júnia Lara, gerente técnica Flávia Santana, conselheira presidenta Suellen Fraga, conselheiro Délcio Guimarães e conselheiro Henrique Galhano. Foto: CFP

No início da atividade legislativa, Suellen Fraga evidenciou o papel das(os) psicólogas(os) na sociedade: “nós exercemos essa profissão capaz de potencializar a vida humana nas suas diversas possibilidades de existência”. Sob essa mesma lente, Daniela Mercury, que é também embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) enalteceu a categoria a partir do marco dos 25 anos da Resolução CFP 01/99. “Essa normativa mudou a vida de nós, pessoas LGBTQIA+. Vocês fazem uma Psicologia da liberdade com coragem e resistência”, sublinhou a cantora.

Na visão de Délcio Fernando, a solenidade é mais que uma comemoração, é uma convocação para se pensar os desafios éticos atuais. “Para a Comissão de Ética do CRP-MG, este marco histórico nos convoca a reflexões contínuas e cada vez mais amplas, no sentido de vislumbrar uma atuação guiada pelo compromisso social e pela defesa intrínseca dos direitos humanos. A atuação profissional tem que estar pautada e embasada pelo conhecimento científico e em direta interface com os desafios institucionais e sociais do nosso país. Sigamos em frente com a certeza de que nossa profissão é sinônimo de luta, resistência e transformação”,

Conselheira presidenta Suellen Fraga (à esq.) recebe homenagem do Conselho Federal de Psiciologia pelos 50 anos de existência, das mãos da conselheira do CFP Fabiane Fonseca (à dir.). Foto: CFP.

elucidou o conselheiro. Júnia Lara completou a afirmação dizendo que “estar nesta solenidade nos mostra que estamos no caminho certo, pois nos mantemos sempre atentas ao nosso trabalho de orientar e fiscalizar nossa categoria. Estou falando da função precípua do Conselho e nos orgulhamos das referências técnicas que temos produzido em Minas, propiciando às psicólogas e aos psicólogos desenvolver ainda melhor seu trabalho”.

Conheça a história do CRP-MG conferindo a matéria “Bodas de ouro: CRP-MG completa cinco décadas de atividade em 2024″ 

Exposição 50 Anos dos Conselhos Regionais – Está aberta para visitação pública no Hall da Taquigrafia, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados, a histórica instalação visual “50 Anos dos Conselhos Regionais de Psicologia”. O painel retrata a trajetória da criação e da expansão dos CRPs em seu fazer de orientação e fiscalização, que se relaciona diretamente com a evolução da Psicologia brasileira. A mostra percorreu o caminho da Psicologia ao longo dessas cinco décadas, desde a criação com sete regionais até os dias atuais, com 24 representações.

Assista à sessão solene:

 

 



– CRP PELO INTERIOR –