CRP-MG apoia mobilização pela jornada de 30 horas na Prefeitura de Belo Horizonte

Assistentes sociais, psicólogas(os) e representantes de diversas instituições ficaram acampados durante 30 horas em frente à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Informação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). A mobilização, que começou no dia 31 de maio e termina neste 1º de junho, reivindica a redução de jornada para 30 horas semanais para psicólogas(os) e assistentes sociais que trabalham na Administração Geral da PBH, sem redução nos salários.

“A luta pelas 30 horas não é uma luta corporativa. Nós, trabalhadores, entendemos que a melhoria das condições de trabalho tem repercussões na qualidade da oferta dos serviços e na garantia dos direitos dos usuários. Essa é uma luta em defesa do Sistema Único de Assistência Social”, afirma a psicóloga e representante do CRP-MG no Conselho Municipal de Assistência Social de Belo Horizonte, Kátia Rochael.

Está em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte um projeto de lei que institui essa alteração e a proposta é promover articulações junto aos vereadores para sensibilizá-los sobre a importância da causa e conseguir apoio para aprovação do projeto.

O projeto prevê que os atuais ocupantes dos cargos de Analista de Políticas Públicas, que exercem as funções de Assistente Social e Psicólogo, independente da admissão ser anterior à aprovação do projeto, poderão optar pelo cumprimento de jornada de 30 horas semanais. Os profissionais que forem admitidos após a aprovação do projeto serão automaticamente enquadrados no novo regime.

O acampamento foi organizado pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), e contou com o apoio imediato do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Sindicato dos Psicólogos de Minas Gerais, e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel).

Na luta pelas 30 horas junto com as (os) trabalhadores do SUAS-BH  seus grandes protagonistas, todas estas organizações dos trabalhadores precisam estar, estão e seguem unidas.



– CRP PELO INTERIOR –