CRP-MG articula grupo ampliado que discutirá ações na região de Mariana

Como forma de mapear ações a serem realizadas junto à população de Mariana e das cidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco (Vale/BHP Billington), a Comissão de Psicologia, Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia (CRP-MG) promoveu uma reunião na última sexta-feira (25), na sede da autarquia, em Belo Horizonte.

Representantes das áreas de saúde e assistência social dos municípios de Mariana e Barra Longa participaram da reunião e foi articulado um “grupo ampliado” de discussão de ações, que conta com porta-vozes dos municípios e membros da Comissão de Psicologia, Emergências e Desastres. Na ocasião, foi realizada uma avaliação da situação da assistência psicológica à população desde a época do rompimento da barragem aos dias atuais.

“Avaliamos que houve uma abundante oferta de ações de atenção psicológica, protagonizadas por instituições diversas e por voluntários autônomos, infelizmente fragmentadas, desarticuladas entre si e concorrentes com os projetos do município para enfrentamento da situação através de políticas públicas. Também avaliamos que mesmo essas políticas públicas municipais têm encontrado dificuldades nas articulações intersetoriais”, relatou o conselheiro e coordenador da Comissão, Marcelo Arinos. Para o grupo ampliado, o fortalecimento do Ministério Público e do Fórum Acolher como instâncias agregadoras, reguladoras e produtoras de redes é um ato estratégico para o trabalho.

Também foram discutidas formas de contribuição do CRP-MG diante da situação enfrentada na região. Ficou definido que o Conselho deverá fomentar a construção de uma rede articulada de psicólogas(os) que estejam em ação nos diversos setores das políticas públicas. Segundo Marcelo Arinos, serão identificados essas(es) profissionais e suas frentes de trabalho. “Posteriormente, contatados pelo CRP-MG, será estabelecido um diálogo que permita a compreensão de seus problemas e demandas de forma a iniciar o processo de construção da rede”, explicou.

O grupo ampliado se reunirá mensalmente para a implementação e acompanhamento das ações desenvolvidas. O próximo encontro acontecerá no dia 23 de janeiro de 2017, às 14h30, na sede do CRP-MG (Rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes – BH).



– CRP PELO INTERIOR –