CRP-MG conclui Semana da Psicologia com live sobre Sistema Conselhos e valorização da profissão

Durante a atividade, foi lançada a identidade visual da gestão do XVI Plenário

27 de agosto de 2020. O marco dos 58 anos de regulamentação da profissão de psicóloga(o) no Brasil entra para a história, pois se dá em meio à pandemia de Covid-19. “Fazemos essa ação em nome das psicólogas e dos psicólogos que estão na linha de frente no combate à Covid-19 e manifestamos também nossa solidariedade às famílias que perderam entes queridos. Hoje são mais de 117 mil brasileiros mortos, mais de 5 mil vidas foram perdidas em Minas Gerais”, realçou a presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

O encontro virtual realizado nas redes sociais do Conselho na quinta-feira, 27, concluiu um conjunto de atividades promovidas no período de 24 a 27 de agosto, a Semana da Psicologia. Com o tema “O Sistema Conselhos de Psicologia e a valorização da profissão”, a live contou com a participação de instituições parceiras na abertura.

A representante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Deborah Barbosa, realçou a vitória representada pela aprovação do Fundeb no Senado Federal, especialmente porque o Fundo irá considerar o custo por aluno. Outra conquista recente para a categoria foi a sanção da lei 13.935/2019, que prevê a inserção de psicólogas(os) e assistentes sociais nas redes de educação básica.

O coordenador do núcleo Minas da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Délcio Guimarães, apontou os desafios que o cenário da pandemia apresentou para a formação de estudantes de graduação. “Somos contra a formação à distância em Psicologia. A situação requer o ensino emergencial remoto e a análise do que é possível fazer observando os aspectos legais, técnicos e éticos”, afirmou. Délcio Guimarães também registrou o empenho do Sistema Conselhos de Psicologia e da Abep na realização de seminários regionais e em um encontro nacional que resultaram no documento “Práticas de estágios remotos em Psicologia no contexto da pandemia da Covid-19”.

A vice-presidenta da Associação Brasileira de Psicologia Social – regional Minas Gerais (Abrapso), Jaciany Soares, afirmou que o contexto brasileiro demanda que psicólogas e psicólogos reforcem seu posicionamento de defesa intransigente da vida, dos direitos humanos e a justiça social.

O presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap), Makilim Batista, realçou o trabalho conjunto entre o Instituto e o Sistema Conselhos de Psicologia. Recentemente, o Ibap lançou o primeiro compêndio de avaliação psicológica da América Latina.

A presidenta do Sindicato das(os) Psicólogas(os) de Minas Gerais (PSind-MG), Luanda Queiroga, também sublinhou as implicações do cenário político, social e econômico do país para a profissão. Luanda Queiroga citou a realização de ações em conjunto com o CRP-MG, como a produção de notas com orientações para o exercício profissional. https://crp04.org.br/o-conselho/notas-de-posicionamento/

Valorização Profissional – Após a abertura, Lourdes Machado, a conselheira e presidenta da Comissão de Ética do CRP-MG, Rita Almeida, e o conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rodrigo Acioli, participaram de um diálogo mediado pela gerente técnica do CRP-MG, Flávia Santana.

“Nós somos seres biopsicossociais, sempre que formos analisar um fato precisamos de um olhar que considere todas essas dimensões. Muito se fala sobre a valorização enquanto recurso financeiro. Economia não é apenas riqueza, dinheiro, mas é um conjunto de fenômenos relacionados ao bem-estar, à saúde”, contextualizou Rodrigo Acioli. “Cumprir o Código de Ética e a Constituição Federal é um dever. Se há uma violação de direitos e nós não fazemos nada, isso pode ser considerado conivência”, completou.

“A Psicologia é provocada diante das mudanças que vão acontecendo na sociedade e com a pandemia não temos recuado. São tempos difíceis, muitas questões se apresentam e nós temos que cuidar para que a Psicologia responda a isso, a partir do lugar de ciência que já construiu, com responsabilidade e ética”, avaliou Rita Almeida.

Como presidente da Comissão de Ética, Rita Almeida mencionou que para muitas questões desse campo, notadamente as relativas ao atendimento on-line, as respostas ainda estão em elaboração. E que o Sistema Conselhos têm empreendido muitos esforços na formulação de Resoluções que possam subsidiar a atuação profissional.

“A gente escuta que a Psicologia tem que ter posição neutra, não pode fazer política, como se o sofrimento mental das pessoas fosse descolado do que está acontecendo agora. Como pensar numa Psicologia que vai cuidar das pessoas, se ela não se dispõe a cuidar das políticas que desagregam subjetividades, possibilidades dos sujeitos se colocarem no mundo?”, questionou.

A presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado, reforçou a importância do engajamento das(os) profissionais na aprovação do Fundeb e da Lei 13.935/2019 e que esse envolvimento com a defesa de direitos é um caminho profícuo. “Temos que enfrentar em luta, porque um dia alguém fez isso por nós”, afirmou.

Identidade visual da gestão – Com o slogan “A Psicologia em todos os lugares”, o XVI Plenário apresenta à categoria a identidade visual que irá marcar os próximos dois anos da gestão do CRP-MG. Conheça a nova identidade no vídeo e acompanhe a implementação no Instagram e no Facebook.

Confira:


 



– CRP PELO INTERIOR –