CRP-MG debate os desafios no manejo do comportamento suicida

Veja principais pontos que foram discutidos no encontro. Gravação também está disponível na íntegra

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) realizou na última quinta-feira (15/09), em seu canal de Youtube, a live “Valorização da vida: desafios na atuação da(o) psicóloga(o) no manejo do comportamento suicida”. A transmissão faz parte das reflexões propostas pelo Conselho na campanha de prevenção do suicídio, ao longo do mês de setembro. O evento pontuou tópicos sobre a prática Psi neste contexto.

A live teve a participação do  doutor em Psicologia, Cognição e Comportamento e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela UFMG, Santhiago Souza, e da psicóloga e conselheira do CRP-MG, Cristiane Nogueira.

Santhiago Souza iniciou o debate citando um documento recentemente divulgado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que destaca métodos para uma ação coletiva de prevenção ao suicídio. Ele salientou que falar sobre o assunto regularmente aumenta a conscientização sobre saúde mental e reduz o estigma. Destacou, ainda, que é preciso um maior envolvimento da comunidade na prevenção, o que inclui profissionais de Psicologia, de saúde, educadores e os meios de comunicação.

“Precisamos de mais forças, de pessoas que estão ou que já atuaram neste serviço. Comecem a escrever, a produzirem conteúdo, a falarem sobre isso. Nós psicólogas(os) devemos nos unir em rede, como a de pescar, por exemplo, com vários pontos que se unem. A Psicologia precisa cada vez mais se fortalecer, seja no CAPS, nas Universidades, para que possamos juntos construir esse amparo aos pacientes em sofrimento”, assinalou o convidado.

Cristiane Nogueira, mediadora do debate, refletiu sobre as redes pessoais e como as equipes de intervenção podem ser construtoras de mudanças significativas, frente ao indivíduo que procurou atendimento nos serviços de saúde mental. “Às vezes falamos sobre rede como algo abstrato, mas o que conecta, são pessoas. Não podemos perder a dimensão da potencialidade do encontro. O primeiro contato de indivíduos em situação de risco é com a equipe de intervenção”, concluiu a mediadora.

Ficou interessada(o)?

Se você quer acompanhar a live “Valorização da vida: desafios na atuação da(o) psicóloga(o) no manejo do comportamento suicida”, aperte o play aqui embaixo:



– CRP PELO INTERIOR –