CRP-MG é convocado para audiência pública sobre o suicídio entre os profissionais da segurança pública

Durante a atividade que aconteceu na última sexta-feira, 4, foi definido o desenvolvimento de novas audiências sobre o tema

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou da audiência pública realizada no último dia quatro, sobre suicídio entre os profissionais da segurança pública. A atividade foi realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Em 2018, houve um aumento dos índices de suicídio entre profissionais da segurança pública do Estado, fator que aumentou o debate sobre saúde mental destes profissionais. A psicóloga e conselheira do CRP-MG, Cristiane Nogueira, compôs a mesa de autoridades na atividade. Em sua fala, destacou a importância do enfrentamento do suicídio, de maneira que envolva toda a sociedade, e que novas ações sejam realizadas de forma dimensão multiprofissional e intersetorial.

Ela pontuou a importância do CRP-MG estar inserido nestes debates, visto que, trata-se de um tema da saúde mental. “A(o) psicóloga(o), enquanto profissional de saúde, precisa contribuir na construção de estratégias de enfrentamento desse fenômeno”, afirmou.

O acompanhamento clínico a médio prazo também foi destacado por Cristiane, que ressaltou a importância da categoria estar envolvida no cuidado com os profissionais da segurança pública, e não apenas na realização de avaliações psicológicas.

Ao final da audiência pública foi sugerida a sistematização das ações e propostas colocadas pela mesa de autoridades e pelos presentes. Novas audiências serão realizadas de acordo com ALMG, para desenvolvimento de uma série de ações, e o possível desenvolvimento de um PL para uma política estadual de prevenção ao suicídio, no estado de Minas Gerais.



– CRP PELO INTERIOR –