CRP-MG é eleito representante no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de BH

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) está entre as instituições da sociedade civil eleitas para o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte (Comusan-BH). O mandato é válido para o quadriênio 2021-2024.

A conselheira e integrante da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social, Jéssica Isabel, explica que a autarquia pleiteou a vaga no Comusan-BH por entender a importância do direito de todas as pessoas à alimentação saudável e pela implicação das(os) profissionais de Psicologia com o público atendido, além do compromisso ético-político da profissão.

Segundo a conselheira Jéssica Isabel, o CRP-MG assume esse espaço de representação com o intuito de reforçar a efetivação de ações de combate à miséria, à fome e em defesa do repasse à população por pecúlio, de forma que as pessoas recebam recursos para adquirir os alimentos e assim se assegure direito de escolha de cada cidadã e cidadão sobre sua necessidade alimentar.

A representação do CRP-MG no órgão colegiado será realizada pelo psicólogo Odair José Câmara Edmundo e pela psicóloga Gabrielly Dolores Rios da Cunha. “A defesa do direito à alimentação saudável é um importante debate a ser feito pela categoria e temos levantado o tema na Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG. Defendemos a alimentação efetiva e o direito de escolha do usuário, com a efetivação por pecúlio”, afirma Odair Câmara.

A psicóloga Gabrielly da Cunha completa: “observamos a necessidade de pensar de forma articulada os programas, a participação das entidades e da população em ações de proteção social, de superação da pobreza e redução das desigualdades”.

Papel do Comusan – O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte é formado por 24 conselheiros, sendo um terço de representantes governamentais e dois terços de representantes da sociedade civil. No caso da sociedade civil, há três grupos: instituições de ensino ou de pesquisa; sociedade civil e representantes de áreas afins do setor de alimentos.

O conselho tem caráter deliberativo no âmbito do seu funcionamento interno, sendo consultivo nos demais casos, e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei Federal nº 11.346, de 15 de setembro de 2006.

 



– CRP PELO INTERIOR –