02 fev CRP-MG e MIS Santa Tereza lançam Cine Diversidade
Inovar as formas de abordagem das temáticas de gênero e diversidade para psicólogas(os) e sociedade em geral, tendo em vista a alta vulnerabilidade da população LGBT evidenciada pelos assassinatos, suicídios e sofrimento psíquico oriundos da LGBTfobia. Com este objetivo o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, e a Comissão LGBT da Fundação Municipal de Cultura criaram o Cine Diversidade. O lançamento do projeto aconteceu no último dia 31, no Museu da Imagem e do Som Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.
Toda última terça-feira de cada mês serão exibidos filmes da temática LGBT, seguidos de debate, sempre às 19h. “Pretendemos intermediar essa conversa, além de ocupar vários lugares da cidade, levando a Psicologia a quem dela necessita. Para isso, nada mais apropriado que o MIS Cine Santa Tereza – espaço cultural consolidado em Belo Horizonte e de referência para a sétima arte”, pontua Dalcira Ferrão, conselheira secretária e coordenadora da Comissão Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do CRP-MG.
“A expectativa é fomentar as discussões sobre os gênero e sexualidade, tendo em vista a diversidade de vozes e a complexidade destes temas, consolidando a inserção da pauta LGBT dentro da agenda cultural em Belo Horizonte”, explica Ana Amélia Lage Martins, integrante da Comissão LGBT e da Diretoria de Museus e Centros de Referência da Fundação Municipal de Cultura.
Segundo Ana Amélia, essa parceria irá vai ampliar o alcance das discussões sobre gênero e sexualidade a partir do cinema. Haverá mensalmente filmes e documentários internacionais e nacionais, com temas referentes ao calendário LGBT, que serão exibidos e discutidos a partir da interface com a Psicologia com a contribuição de convidadas(os): profissionais, pesquisadoras(es), profissionais, militantes e ativistas.
“Os filmes serão escolhidos pensando no compromisso ético e humanista que a(o) psicóloga(o) tem com o ser humano, precisando estar preparada(o) para atender as necessidades do público LGBT que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade e marginalização”, completa Dalcira Ferrão.
Filme de lançamento – No lançamento do Cine Diversidade foram exibidos os filmes Tranverso (2015) e Ingrid (2016). Em seguida participaram do debate as(os) convidadas(os) Ingrid Leão, atriz e mulher trans; João Maria Kaisen, homem trans, artesão, coordenador do Coletivo TransVest e da Academia Mineira TransLiterária; o diretor Maick Hannder e produtor Jacson Dias, ambos do curta “Ingrid”.
Apesar das edições do Cine acontecerem sempre na última terça-feira de cada mês, a próxima exibição será especialmente no dia 2 de março, em função do Carnaval. O longa metragem escolhido é “Meninos não choram”, 1999, 1h58 (Drama). A participação é sempre gratuita e aberta ao público em geral, retirando o ingresso 30 minutos antes da sessão, no próprio MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias). Para receber certificado de participação basta realizar inscrição antecipada informando nome completo, profissão e e-mail em mensagem para estagio.rp@crp04@org.br.