CRP-MG integra mobilização em defesa SUAS

Nessa quarta-feira (8/6) usuários, trabalhadores , entidades de assistência social e  gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de Belo Horizonte e região, junto com Conselhos Profissionais e Sindicatos realizaram uma mobilização em defesa do SUAS  no Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte.

Durante o Ato, que também contou com a presença de conselheiros, professores universitários, pesquisadores, parlamentares e membros dos movimentos de juventude, os participantes manifestaram a importância de se defender as conquistas adquiridas com a implantação do SUAS, com destaque para o Programa Bolsa Família, que beneficia 14 milhões de famílias com complementação de renda e proteção social.

Os participantes criticaram a proposta anunciada pelo governo federal interino de transferir o Programa Bolsa Família da Assistência Social para as agências do INSS, por considerarem que a medida comprometerá a dimensão socioassistencial, que o integra aos serviços do SUAS, uma importante característica do programa. Além disso, não há agências do INSS em todos os municípios, por isso, os participantes do Ato veem nessa proposta o início da desarticulação do Bolsa Família.

Outra proposta criticada na mobilização pelo SUAS é desvinculação do valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do valor do salário mínimo. O BPC é destinado a idosos com mais de 65 anos, pessoas com deficiência e incapacitadas para o trabalho. Recebem o BPC famílias que comprovam que a renda familiar é inferior a um quarto do salário mínimo vigente. Atualmente, 4 milhões de idosos e pessoas com deficiência recebem o benefício.

Não aos retrocessos – A psicóloga Neusa Ferreira trabalha no SUAS nos municípios de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Há 10 anos atuando no campo socioassistencial, ela avalia: “percebo claramente o quanto a(o) psicóloga(o) conquistou seu espaço como trabalhadora(o) do SUAS e completou essa equipe tão boa que já existia. Não podemos permitir qualquer retrocesso. Trabalhando diretamente com o público atendido é possível perceber o quanto avançamos, quantos direitos conquistamos e não podemos recuar”.

Neusa Ferreira  já participou do  GT SUAS  organizado pela sub sede do CRP no Vale do Aço, e relata que o sentimento das trabalhadoras (es) é de indignação frente à possibilidade de desmonte das políticas socioassistenciais. “Concluímos que hoje o que nós temos em mãos é a mobilização e é isso que vamos fazer”, afirma.

Mobilização – O Ato realizado no Centro de Referência da Juventude foi convocado por uma frente ampla composta por  várias Instituições e militantes do SUAS. A ação integra uma agenda nacional de mobilizações em defesa do SUAS, conforme folheto distribuído durante o ato.

Convidamos as psicólogas e psicólogos a aderirem a esta mobilização pelo SUAS, propondo e participando de ações locais, regional, estadual e nacional.

No dia 22 de junho, o CRP-MG realizará o debate “Psicologia em defesa do SUAS”, no ciclo de eventos semanais “Psicologia em Foco”, às 19h, em sua sede (rua Timbiras, 1532, 6º andar, Lourdes, Belo Horizonte). As inscrições já estão abertas bastando enviar mensagem com nome completo, e-mail, profissão e telefone para estagio.rp@crp04.org.br.



– CRP PELO INTERIOR –