Conselho do Rio Grande do Norte lança o guia “Migrações e refúgios” produzido pelo CRP-MG

A expertise mineira foi compartilhada em atividades do CRP-RN e do governo do estado

Componentes da roda de conversa que lançou o Guia “Migrações e refúgios” durante a Jornada de Psicologia do Rio Grande do Norte. Foto: Segundo Freitas.

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) apoiou o lançamento do Guia “Migrações e refúgios” durante a Jornada de Psicologia do Rio Grande do Norte, em atividade que ocorreu em Natal, no último dia 8. A conselheira presidenta Suellen Fraga e o conselheiro referência na temática na autarquia, Henrique Galhano Balieiro, estavam presentes no evento. Com o tema “Identidades, Interseccionalidade e Compromisso Ético-político”, a Jornada está sendo realizada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte (CRP-RN), até 28 de agosto, em diversas cidades do estado, e pretende reunir profissionais e estudantes em um intercâmbio de conhecimentos e experiências.

“O convite para lançamento da cartilha do CRP-MG é resultado do trabalho que o nosso Conselho vem desenvolvendo nesta pauta por meio da Comissão de Orientação em Psicologia e Migração, que ganhou ainda mais visibilidade a partir do 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM), realizado em junho deste ano”, explica Suellen Fraga, que complementa: “estamos nos tornando referência brasileira no assunto. Isso se evidencia pelas consultas e chamados para participar de atividades de entidades fora de Minas Gerais, como foi o caso da Jornada do CRP-RN. Muito nos honra compartilhar experiências e contribuir para a evolução da nossa ciência e profissão no Brasil”.

Conforme explica Henrique Galhano, a temática tem gerado grande interesse entre profissionais e estudantes de Psicologia e se configura como uma nova área de conhecimento com muito potencial no país. “É papel da nossa profissão atuar com atenção e ética também quando falamos de migração, refúgio e tráfico de pessoas. O CRP-RN demonstra esse cuidado e está sendo uma satisfação apoiar os trabalhos e a formação da sua comissão sobre a temática”, relatou o conselheiro que, no dia seguinte ao lançamento do Guia participou da reunião do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte. Segundo Galhano, a publicação também foi disponibilizada para o governo do Estado para distribuição aos gestores das políticas públicas que atuam na área. “Tratamos ainda da possível realização de formação direta com as(os) servidoras(es) públicas(os) utilizando o conteúdo programático do nosso Guia”, encerra o conselheiro.

Congresso – Vale lembrar que entre 19 e 21 de junho, o CRP-MG realizou o 1º Congresso Brasileiro de Psicologia e Migração (CBPM). Foram mais de 46 atividades incluindo lançamento de livros, atividades culturais, Conferências, Mesas, Grupos de Trabalhos, Exposição de Pôsteres e Minicursos. A participação de especialistas de vários países foi um dos destaques do encontro na perspectiva de experiências do Sul Global, por isso a maior parte das(os) palestrantes eram de países da América Latina, África e Oriente Médio. Ao todo, 66 convidadas(os), vindas(os) da Colômbia, do Congo, do Haiti, de Israel, do Quênia, da Palestina, do Peru, da Rússia e da Venezuela, compartilharam suas experiências em uma das 6 Mesas ou dos 12 Minicursos promovidos. Relembre clicando aqui



– CRP PELO INTERIOR –