CRP-MG participa de articulação na Assembleia Legislativa em favor da população em situação de rua

Na pandemia de Covid-19 ficar em casa tornou-se uma medida de proteção de saúde individual e coletiva. Ao mesmo tempo, explicitou ainda mais a condição de vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, que já vinham sendo afetadas por cortes em políticas públicas, em especial nas áreas de Saúde e Assistência Social.

Segundo a conselheira do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), Jéssica Isabel, este cenário motivou a articulação de uma reunião com parlamentares e movimentos sociais na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, realizada no dia 2 de dezembro.

Fotografia da reunião no gabinete do deputado Jean Freire

Reunião aconteceu no gabinete do deputado estadual Jean Freire. Houve participações presenciais e por meio virtual

A iniciativa partiu do CRP-MG e contou com a participação do deputado Jean Freire (PT), representantes do deputado André Quintão (PT), representantes do deputado federal Patrus Ananias (PT) e Sônia Lansky, eleita vereadora de Belo Horizonte para o mandato que começa em 2021. Também participaram representantes do Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG), do Movimento Nacional do Povo da Rua, do Centro Estadual de Direitos para as Pessoas em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis, do Programa da UFMG Polos de Cidadania, da Pastoral do Povo da Rua entre outros participantes.

A reunião foi coordenada pela conselheira e integrante da coordenação da Comissão de Orientação em Psicologia e Assistência Social, Jéssica Isabel. “Essa foi uma ação de articulação ampliada em que colocamos vários pontos referentes aos desmontes nacionais das políticas para as pessoas em situação de rua, bem como as necessidades atuais”, relata. As conselheiras do CRP-MG, Lourdes Machado e Marleide Marques, também participaram da reunião.

“Na ocasião foi apresentado o trabalho realizado pelo Canto da Rua Emergencial, em Belo Horizonte, uma ação com pontos positivos a serem considerados e reforçados”, completa. A iniciativa é realizada na Serraria Souza Pinto e oferece um conjunto de serviços para a população em situação de rua, como fornecimento de água potável, lanche e espaço para banho. O projeto teve início em junho, motivado pelo contexto da pandemia.

Durante a reunião foi acordada a criação de um documento de reivindicações sobre as pautas que refletem os direitos das pessoas em situação de rua, com o envolvimento de todos os mandatos presentes. O deputado Jean Freire se comprometeu a ir junto com os representantes do Movimento de População em Situação de Rua conhecer a realidade deste grupo em Belo Horizonte.



– CRP PELO INTERIOR –