CRP-MG participa de ciclo de oficinas sobre o Censo da Psicologia Brasileira

Encontro reuniu Conselhos Regionais do Sudeste em atividade promovida pelo CFP

Conselhos Regionais do Sudeste reunidos em Vitória/ES

Com o objetivo de proporcionar aos Conselhos Regionais um espaço para análise dos dados do CensoPsi 2022, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) vem promovendo um ciclo de oficinas, organizado por regiões.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, foi a vez dos Regionais do Sudeste se reunirem. Os Conselhos de Minas Gerais (CRP-MG), Rio de Janeiro (CRP-RJ), São Paulo (CRP-SP) e Espírito Santo (CRP-ES) se encontraram em Vitória, capital capixaba, para dialogar sobre os desdobramentos do Censo da Psicologia Brasileira e construir ações, a partir da realidade identificada pela pesquisa.

 

Comitiva

Da esquerda para a direita, as(os) psicólogas(os) Elza Lobosque, Délcio Guimarães, Liliane Martins, Silvana Bueno, Suellen Fraga, André Luiz de Oliveira e Daniel de Melo, representantes do CRP-MG

Representaram o CRP-MG na oficina:as(os) conselheiras(os) Suellen Fraga (presidenta); Liliane Martins (vice-presidenta); Daniel de Melo (coordenador da Comissão de Direitos Humanos – CDH); Délcio Guimarães (coordenador da Comissão de Ética – COE) e Elza Lobosque (coordenadora da Comissão de Orientação em Avaliação Psicológica).

O grupo também contou com integrantes da equipe técnica da autarquia mineira, o psicólogo fiscal André Luiz de Oliveira, e a psicóloga de referência técnica Silvana Bueno.

Priorizar a formação

De acordo com a conselheira Elza Lobosque, para a oficina foi proposto que cada Regional elegesse dados revelados pelo Censo e construísse planos de intervenção a partir deles. “Apresentamos nossas avaliações e percepções sobre Minas Gerais e uma área se destacou: a formação profissional. Diante disso, a intervenção proposta pelo grupo foi o projeto ‘CRP Pelo Campus: Monitoramento e Avaliação’, informou a psicóloga.

“A finalidade é avaliar de forma quantitativa e qualitativa um programa que já existe no Conselho, o ‘CRP pelo Campus’ e nos certificarmos de que estamos contribuindo para uma formação embasada na ciência e na ética profissional. A expectativa é diminuir a quantidade de infrações éticas e de denúncias, qualificando a prática profissional”, explica a conselheira.

Para a psicóloga de referência técnica, Silvana Bueno, a aproximação e a possibilidade de interação entre os Conselhos do Sudeste enriqueceu o encontro. “Cada Regional apresentou seu projeto aos demais, possibilitando uma importante troca de experiências”, relata Silvana. E os trabalhos continuam. “Oportunamente será realizado um encontro nacional, promovido pelo CFP, para apresentação dos resultados”, adiantou a psicóloga.

CensoPsi

Em 2022, o Conselho Federal de Psicologia lançou o Censo da Psicologia Brasileira, resultado da realização de mais de 20 mil entrevistas junto à categoria. Intitulado “Quem faz a Psicologia Brasileira? Um olhar sobre o presente para construir o futuro”, o material compila os dados em dois volumes: o primeiro aborda temas relacionados à formação e inserção no mundo do trabalho, enquanto o segundo reúne reflexões sobre condições de trabalho, fazeres profissionais e engajamento social.

Esse foi o maior mapeamento já feito junto à comunidade Psi e, desde então, tornou-se um importante instrumento para a compreensão da formação histórica da categoria e das condições atuais do exercício profissional.

Continuidade

Ainda em 2022, a Resolução CFP 30 transformou o CensoPsi em uma ação permanente. Dessa forma, o levantamento será feito a cada cinco anos, com o objetivo de institucionalizar a ferramenta como uma política contínua de acompanhamento.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site do CFP.



– CRP PELO INTERIOR –