04 mar CRP-MG participa de Conferência sobre Responsabilidade Pública
A psicóloga Nara Chagas e o psicólogo João Neves foram homenageados por estarem entre os primeiros registrados no Conselho
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou da Conferência “Propósito de presente: interações sobre os dias atuais e futuros da Responsabilidade Pública no Trabalho”, realizada no dia 20/2. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Belo Horizonte, foi promovido pelo Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 3ª. Região (CONRERP3).
A atividade abordou a relação entre o âmbito organizacional e a realidade social. Temas como fake news, meritocracia, desigualdades de gênero, econômica, de raça e interesse público foram debatidos.
“Como gerenciar bem uma organização em do prol de todos?” , essa foi uma das reflexões propostas durante atividade. A responsabilidade da comunicação, tanto dentro da instituição com as(os) funcionárias(os) e fora dela, associada ao interesse público e não ao privado, foi citada.
A presidenta do CRP-MG, Lourdes Machado, falou sobre “A saúde do trabalhador e da trabalhadora e o papel da Psicologia no âmbito da saúde pública”. Para ela, o cuidado e as mudanças na esfera do trabalho são essenciais, visto que, é o local onde as pessoas passam a maior parte do tempo.
A ausência do cuidado no ambiente do trabalho pode causar sofrimento para a trabalhadora e o trabalhador dentro da empresa, que se manifestam tanto de forma física quanto mental, acrescentou Lourdes. “Nós começamos a ter pouca disposição para enfrentar situações delicadas, começamos a ter a fragmentação dos nossos laços com a família, a ter o aumento do individualismo e a sensação de inutilidade”, exemplificou.
Reconhecimento – O CRP-MG homenageou a psicóloga Nara França Chagas e o psicólogo João Francisco Neves, que estão entre os primeiros registrados no CRP-MG. Ambos participaram da fundação do Instituto de Estudo Psicoterapêutico – atual Escola Freudiana de Belo Horizonte.
Nara França Chagas, que participou da fundação do Conselho e atua na atividade clínica desde 1973, e é a registrada de número 12, comentou sobre a cerimônia. “Esse reconhecimento agora é uma oportunidade de nós reencontrarmos essa nova geração. Fiquei muito agradecida com essa homenagem, é um momento bastante importante para mim”, alegrou-se.
Atuante desde 1965 e o quarto registrado no Conselho, o psicólogo João Francisco Neves, destacou ainda, outras contribuições. “Eu tenho um agradecimento, mas não a mim, e sim aos antepassados. Inclusive, os psicanalistas que criaram a psicanálise aqui em Belo Horizonte, como Malomar Lund Edelweiss, Djalma Teixeira Oliveira, Antônio Franco Ribeiro da Silva e Igor Caruso”, citou.
Confira os registros fotográficos do evento em nosso Facebook.