04 dez CRP-MG participa de encontro de COEs e COFs em Brasília
Evento contou com a presença de 24 Conselhos Regionais para compartilhar experiências e proposições
Nos dias 28 e 29 de novembro, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais participou do Encontro Nacional das Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) e das Comissões de Ética (COEs), realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). A atividade foi um espaço de diálogo entre representantes de 24 Conselhos Regionais (CRs) sobre temáticas relativas à orientação e fiscalização.
Para representar a autarquia mineira, estiveram presentes a presidenta da COF, Júnia Lara, o presidente da COE, Délcio Fernando, as psicólogas fiscais Celina Alkmin e Carolina Braga, a psicóloga referência, Silvana Bueno, e a assessora jurídica da sede, Larissa Furtado.
Durante o encontro, foram levantadas pautas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aos métodos de intervenção, aos estágios em psicologia, às relações entre Psicologia e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDCIs) e aos desafios da inteligência artificial no exercício da psicologia.
Também foram abordados os Meios de Solução Consensual de Conflitos e Mediação e a padronização de atos de orientação e fiscalização.
Na avaliação da conselheira Júnia Lara, o encontro propiciou compartilhamento de desafios e de ideias para a construção de ações e posicionamentos. “A participação direta das equipes técnicas dos regionais no encontro foi fundamental para apresentar o cenário atual do exercício da Psicologia diante das temáticas discutidas, o que contribui no processo de orientação e fiscalização”, afirmou a psicóloga.
Como destaque do encontro, o conselheiro Délcio Fernando citou a realização de um julgamento simulado. “A atividade apresentou proposições valiosas, além de mostrar para os CRs menores como é o funcionamento do processo de julgamento ético”, ele ressaltou.
Para a gerente técnica do Conselho, Flávia Santana, a participação da equipe propicia um momento de troca de experiências a partir da organização de trabalho de cada autarquia. “A realização do encontro nacional sempre é muito positiva, pois representa um momento de alinhamento do lugar e do fazer da psicologia entre os CRs”, reiterou a profissional.