CRP-MG participa de produção de cartilha em defesa do SUAS

Documento traz informações a serem usadas nas Conferências que começaram em maio

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), juntamente com outras organizações, participou da produção do “Caderno Conferências de Assistência Social 2021”. O tema desse ano é: Participação Popular, Controle Social e Defesa do SUAS: nenhum direito a menos.

A cartilha é uma proposta da Frente Mineira em Defesa do Sistema Único de Assistência Social e da Seguridade Social e deverá ser usada nas Conferências de Assistência Social. Os objetivos são difundir os conhecimentos que auxiliam na defesa dos direitos da população e fortalecer as organizações populares e os espaços das políticas públicas. A psicóloga e coordenadora da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social, Marleide Castro, complementa: “a cartilha vai orientar os municípios a realizarem suas conferências conforme convocação do Conselho Nacional de Assistência Social e também mobilizar trabalhadores e usuários do SUAS à participação nesse importante espaço de luta, sobretudo no contexto da pandemia”.

Nesse sentido, segundo Marleide Castro, as Conferências de Assistência Social são uma das formas mais importantes de atuação política, sendo a instância máxima de deliberação das diretrizes para a garantia de direitos. “Realizá-las, nesse momento da pandemia e contexto de desmonte da Política de Assistência Social, torna-se ainda mais necessário, pois são uma oportunidade de ecoar a voz do povo que está sem renda, sem comida e sem vacina” afirma a conselheira.

A ideia é compartilhar o documento com os Conselhos, gestores e trabalhadores para que que ele seja usado em equipamentos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além das outras organizações que participarão das conferências, em especial as entidades da rede socioassistencial.

O Caderno apresenta disposição gráfica para leitura de programas de voz, o que inclui texto escrito nas imagens, a tradução por meios simultâneos e a leitura de voz em outros idiomas. Para obter o material, acesse: bit.ly/cadernosuas

Frente Mineira em Defesa do SUAS – “Com a publicação da cartilha, a Frente vem reafirmar as conferências como importante espaço de participação social e momento de avaliação e aprimoramento da política de Assistência Social no país”, aponta Marleide. Tendo como lema “Nenhum direito a menos!”, a Frente Mineira é um coletivo que garante o fortalecimento, a organização e a unificação da luta pela defesa da Assistência Social e outras políticas que atuam sobre as seguranças afiançadas em Minas Gerais.

 



– CRP PELO INTERIOR –