02 maio CRP-MG participa de seminário sobre boas práticas em Brasília
Evento do Sistema Conselhos de Psicologia contou com a participação da presidenta e de funcionários da autarquia
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) esteve presente no I Seminário de Boas Práticas no Sistema Conselhos. Na ocasião, foram realizadas palestras e painéis sobre a governança e os procedimentos administrativos, tecnológicos e financeiros das autarquias.
O evento, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, aconteceu no dia 18 de abril. Realizado de forma híbrida, o seminário reuniu 24 representantes dos Conselhos Regionais de todo o país. Para representar o estado de Minas Gerais, estiveram presentes a presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, o desenvolvedor de sistemas Emílio Lins e o contador Saulo Souto.
O objetivo do Seminário era fomentar o intercâmbio entre as autarquias, considerando os desafios da estruturação organizacional e funcional do Sistema Conselhos, oportunizando o aprimoramento. De acordo com a presidenta Suellen, o encontro se propôs a orientar internamente as gestões dos Conselhos Regionais de Psicologia. “Essa troca é extremamente produtiva, pois possibilita o compartilhamento de experiências, que podem ser aprimoradas e/ou replicadas em outros regionais, ampliando o alcance das ações do Conselho junto à categoria”, enfatiza a conselheira.
Dentre os assuntos abordados, Emílio destacou o uso do Sistema de Gestão Cadastral, Financeiro, Processos e Fiscalização (BRC). “Dialogamos sobre a implantação da plataforma e as funcionalidades fornecidas pela ferramenta. Além disso, foi possível conhecer um pouco mais sobre as tecnologias do CFP, sobre a estrutura organizacional e sobre objetivos futuros”, relatou o desenvolvedor de sistemas.
Já o contador Saulo Souto ressaltou a importância do tema proposto, lembrando que o evento foi demandado pelos CRs na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) e deve estar alinhado às definições políticas de planejamento estratégico. “Temos recursos que são limitados e muitas demandas para atuar conforme a Lei de criação do Conselho, a fim de atingir o interesse público. Por isso, faz-se necessário a governança, para que a instituição atinja os fins que foram previstos na lei”, reiterou.
Durante o encontro, cada Regional pôde apresentar algumas das boas práticas executadas pelo Conselho. Dentre as muitas ações efetivadas pela gestão do XVII plenário de Minas, a presidenta Suellen Fraga apresentou, ao CFP e aos demais CRs do Sistema, a experiência da autarquia na implementação do ChatBot (cuja proposta é responder perguntas da categoria, de forma ágil, pelo site); a aquisição de tablets para visitas de fiscalização, além da criação do Acervo Digital e da Ouvidoria do CRP-MG.
“Escolhemos as ações que se referem ao desenvolvimento de tecnologias e que têm como propósito a melhoria no atendimento às funções de orientação e fiscalização do Conselho”, explicou Suellen.