18 jan CRP-MG participa do I Seminário de Psicologia e Diversidades Sexuais e de Gênero na Bahia
Compromisso ético-político da Psicologia no combate à LGBTQIA+fobia foi tema das conversas
Durante os dias 18 e 19 de dezembro aconteceu o I Seminário de Psicologia e Diversidades Sexuais e de Gênero, sediado pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP-BA) e realizado em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Minas Gerais (CRP-MG), Paraíba (CRP-PB), Pernambuco (CRP-PE), Piauí (CRP-PI) e Rio de Janeiro (CRP-RJ). O evento aconteceu em formato on-line e contou com 10 horas de transmissão pelo YouTube.
O encontro teve como proposta consolidar um espaço de diálogo e de orientação profissional sobre a atuação da Psicologia com pessoas LGBTQIA+. A abertura contou com a participação da secretária nacional LGBTQIA+ do Ministério de Direitos Humanos, Symmy Larrat, que destacou a participação do Sistema Conselhos na construção de normativas na política nacional.
CRP-MG
Representando Minas Gerais no seminário, estiveram presentes as conselheiras do CRP-MG Suellen Fraga (presidenta), Lorena Rodrigues (referência nas Comissões de Orientação Temática “Gênero e Diversidade Sexual” e “Psicologia e Juventudes”, representando a autarquia na comissão organizadora do seminário), e Isabella Lima (integrante da Comissão Permanente de Direitos Humanos).
A presidenta do CRP-MG, Suellen Fraga, compôs a Mesa Institucional e, na cerimônia de abertura, reiterou a importância da temática abordada, apresentando o trabalho feito em Minas por meio da Comissão de Orientação Temática em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual. “É uma comissão muito atuante em nosso estado e desde a sua criação, em 2017, vem construindo uma série de orientações”, destacou a conselheira. “Ao longo desse período foram desenvolvidas 16 cartilhas orientativas e dois livros: ‘Anais do I Congresso Mineiro de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual’ e ‘Psicologia, gênero e diversidade sexual: saberes em diálogo’, acrescentou a psicóloga”.
Referência na “Comissão de Orientação Temática em Psicologia Gênero e Diversidade Sexual” do CRP-MG, a conselheira Lorena Rodrigues mediou a palestra “As normativas do SCP em defesa dos direitos da população LGBTQIA+”, realizada pelo presidente do CFP, Pedro Paulo. A psicóloga também integrou a mesa “População LGBTQIA+ e as interseccionalidades de gêneros, raça, deficiências, classe e demais identidades”, na qual destacou a importância do reconhecimento da interseccionalidade na formação das identidades. “É a partir dos marcadores sociais que as pessoas vão estabelecer suas vivências”, ponderou Lorena. “Por isso a Psicologia deve considerar essas dimensões e atravessamentos para enxergar o sujeito com que trabalha”, defendeu a conselheira.
No dia 19, foi a vez da conselheira Isabella Lima participar da mesa “Por uma formação afirmativa na temática LGBTQIA+”. A psicóloga discorreu sobre as dificuldades e estratégias na graduação no que se refere às temáticas de gênero e sexualidade. “É evidente a distância entre essas discussões e a formação de futuras e futuros profissionais”, alertou a conselheira. “Precisamos ampliar esse debate” , convocou Isabella.
Balanço
O seminário ainda contou com as mesas “Atuação Ético-política da Psicologia com a População LGBTQIA+”, “Por uma Psicologia laica: caminhos de luta contra aniquilamentos das subjetividades LGBTQIA+” e “Por uma Psicologia articulando no controle social por saúde mental e direitos LGBTQIA+”. Ao final, foi realizado um fórum de conselheiras(os).
“O saldo do Seminário é positivo. Contamos com a presença de profissionais que são referência na Psicologia brasileira. Além disso, ficaram evidenciadas perspectivas de várias regiões do país, resultando a disponibilização, na internet, de um conteúdo que contribui para a orientação da categoria”, avaliou a conselheira Lorena, representando o CRP-MG na Comissão Organizadora.
Confira os dois dias de seminário na íntegra:
Primeiro Dia:
Segundo Dia: