CRP-MG participa do maior encontro brasileiro de conselhos profissionais

Atualização dos processos da gestão pública das atividades de regulação profissional foi o foco do evento

Autarquias profissionais, entre elas o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), estiveram reunidas em Brasília, nos dias 26 a 29 de setembro, para se atualizarem sobre os processos da gestão pública das atividades de registro, fiscalização, regulação, orientação e julgamento ético. Foram 26 horas de estudos dirigidos, palestras, painéis, debates e oficinas.

“A 7ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais foi mais um espaço que o nosso Conselho integrou buscando aprimoramento da governança pública, responsabilidade da alta administração, da gestão de riscos, orçamento e planejamento, relatório de gestão, transparência e controle externo das autarquias. Este último, que muito diz respeito à relação da autarquia com as novas leis e acórdãos do Tribunal de Contas da União”, explica Suellen Fraga, conselheira presidenta do CRP-MG, que destaca a significativa participação dos CRPs de outros estados e do Conselho Federal de Psicologia. Ela participou do encontro junto com o empregado da autarquia mineira, Aécio Santos.

Segundo o trabalhador da Gerência Financeira do CRP-MG, a atividade mais aguardada da Conferência foi a palestra do Ministro do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira: “ele ressaltou a grande necessidade de redução na inadimplência, falou da urgência da edição de algumas normas e práticas. Dentre as que achei bem relevantes estão o aumento dos meios de pagamentos, envio de boletos, a conscientização da categoria e ainda a orientação de estudantes e recém-formados sobre a inscrição e sua importância”.

Suellen Fraga realça que a gestão do XVII Plenário do CRP-MG vem se envolvendo na participação ativa nos assuntos relevantes às atividades dos Conselhos de Orientação e Fiscalização Profissional. No caso do Encontro Nacional, a autarquia fomentou a participação do trabalhador técnico-financeiro para que, além de se aprimorar em relação às suas atividades, possa levar os novos conhecimentos à sua equipe. “Entre os muitos temas que trabalhamos destaco ainda as atualidades legislativas necessárias no processo ético disciplinar – assunto estratégico no que diz respeito à atenção da gestão no que atravessa a Comissão de Ética -, bem como os aspectos polêmicos da atividade fiscalizatória, as novidades, principalmente com a avanço das tecnologias de informação e mídias sociais”, relacionou a presidenta do CRP-MG.

Mais sobre o evento – A Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais tem como orientação o tripé da própria gestão dos conselhos “fiscalização eficiente, governança pública e dados abertos”. Sua programação contempla as dimensões das informações públicas: prestação de contas, transparência, gestão de riscos, macroprocesso de Aquisições, fiscalização proativa e reativa e ainda Lei Geral de Proteção de Dados, orçamento e planejamento, controle externo.



– CRP PELO INTERIOR –