20 mar CRP-MG participa do “Sempre Vivas” na Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Neste ano, encontro temático debateu o impacto da crise climática na vida das mulheres
O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) participou, no último dia 13 de março, do Ciclo de Debates Mulheres e Emergências Climáticas: Protagonismo, Construção da Resiliência e Justiça Climática, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, que faz parte da programação do Sempre Vivas 2025, tratou dos efeitos da crise climática na vida das mulheres e da necessidade de políticas públicas voltadas para essa realidade. A vice-presidenta do CRP-MG, Liliane Martins, representou a autarquia no diálogo e ressaltou a relação entre crise climática e racismo ambiental.
“Quando falamos de crise climática, falamos também de racismo ambiental. Não há como pensar em uma coisa sem considerar a outra”, afirmou durante sua participação. A conselheira destacou, ainda, que desigualdades estruturais, como a falta de acesso à educação, moradia e saúde, continuam sendo agravadas pelas mudanças climáticas.
Na avaliação da conselheira, a presença do CRP-MG no Sempre Vivas é sempre muito proveitosa, já que os diversos desafios enfrentados pelas mulheres pautam muitas reflexões na autarquia. “A questão da migração também acaba afetando mais as mulheres. São temáticas sobre as quais o CRP-MG vem se debruçando ao longo desses últimos anos, ao longo desta gestão. Somos 79% da categoria, e, portanto, temos que nos debruçar também sobre as temáticas que mais nos afetam. Foi muito rico participar enquanto conselheira referência da Comissão. Também aprendemos muito com o evento e esperamos poder continuar participando nos próximos anos”, afirmou Liliane.
Na ocasião, a psicóloga ainda convidou o público para o lançamento do novo livro da Comissão de Orientação em Psicologia, Mulheres e Questões de Gênero do CRP-MG, da qual é coordenadora. A obra, intitulada “Das Diversas Psicologias das Minas”, reúne nove artigos sobre temas como direito à terra e ao aborto legal no Brasil e foi lançada no último dia 18 de março, no Cine Santa Tereza. A versão on-line está disponível no acervo digital do CRP-MG.
Já o ciclo de debates Sempre Vivas está disponível na íntegra no canal da ALMG no Youtube. Assista: