CRP-MG promove atividades sobre gênero e diversidade sexual em faculdades de Uberaba

Na última quarta-feira, 27/11, assuntos relacionados às vivências e aos direitos da população LGBTI foram pautados junto a estudantes de Psicologia de duas faculdades de Uberaba: a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e a Universidade de Uberaba (Uniube). As atividades integram a programação da Semana da 14ª Parada do Orgulho LGBT de Uberaba.

O conselheiro e integrante da coordenação da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), João Bento, participou das duas mesas. “Enfatizamos a exclusão que a população LGBTI sofre e a importância de que os conhecimentos que têm sido produzidos nas universidades cheguem às comunidades periféricas”, relata o conselheiro.

Segundo João, as mesas também assinalaram a necessidade de inclusão da população LGBTI nos campos da educação e do trabalho e o papel da Psicologia nesse contexto. “A Psicologia deve se posicionar ético-politicamente diante de todas as violências sofridas e ser fator de salvaguarda e não uma reprodutora de violências com terapias de reversão sexual ou qualquer outra prática que não seja coerente as Resoluções do CFP 01/99 e 01/2018”, afirma.

As Resoluções do Conselho Federal de Psicologia tratam, respectivamente, das normas de atuação para psicólogas e psicólogos em relação à questão da orientação sexual e às pessoas transexuais e travestis.

Parada – No domingo, 1/12, será realizada a 14ª edição da Parada LGBT de Uberaba. A concentração terá início às 14 horas, na Avenida Henrique Castejon, de onde seguirá para a Rua João Pinheiro e avenidas Odilon Fernandes e Jesuíno Felicíssimo. A chegada será na Praça da Mogiana, onde haverá shows até 22 horas.



– CRP PELO INTERIOR –