CRP-MG segue mobilizado em prol da população do Rio Grande do Sul

Compromisso inclui apoio ao CRP-RS e parceria com Instituições de Ensino Superior, para ações de orientação à categoria

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres (COPED), tem atuado em parceria com o Conselho Regional de Psicologia – Rio Grande do Sul (CRP-RS) em apoio à população do sul do país, que sofre com as enchentes que assolam o estado.

Dentre as ações, está a troca de experiências e de orientações para o momento crítico do desastre. A Comissão mineira vem participando de webinários realizados pela autarquia gaúcha, de maneira coordenada com o poder público local, discutindo temas relevantes para a atuação em emergências e desastres.

“Em nossa participação mais recente, na última terça-feira, uma das integrantes da COPED do CRP-MG, a psicóloga Valéria Correia, pôde abordar a violência no contexto de desastres, como mediadora do webnário ‘Enfrentamento ao abuso sexual e de gênero’”, ressalta Renata Miranda, conselheira do CRP-MG e membra da coordenação da Comissão.

A atividade teve como objetivo levar orientações a profissionais da Psicologia que estão atuando como voluntárias(os) ou como trabalhadoras(es) das redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas cidades atingidas pelas enchentes.

A situação no Rio Grande do Sul também motivou diversas Instituições de Ensino Superior a procurarem a Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres do CRP-MG para ações de orientação a futuros profissionais, conforme relata a conselheira Cristiane Nogueira, também coordenadora da COPED.

“As Instituições têm nos demandado falar sobre a mobilização de acadêmicos, sobre os atendimentos on-line e sobre as questões éticas que envolvem contextos de emergência e desastres. O objetivo é melhorar a orientação da categoria para atuação em cenários como esses, os quais, infelizmente, tendem a se repetir”, explica a psicóloga, ao reforçar que o desastre no Rio Grande do Sul ainda não terminou e o trabalho deve continuar.

Fique por dentro

Acesse a Nota de Apoio do CRP-MG ao Rio Grande do Sul e entenda como funciona o Cadastro de profissionais de saúde voluntários.

Acompanhe também a mobilização para doações ao povo gaúcho.

Outras publicações para leitura e pesquisa sobre emergências e desastres estão disponíveis no site do CRP-MG.

Continuidade

Psicólogas e psicólogos interessadas(os) no tema também podem acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela Comissão de Orientação em Psicologia de Emergências e Desastres. O objetivo da Comissão é refletir, dialogar e propor melhorias para temas específicos atinentes à Psicologia enquanto ciência e profissão, articulando ações com as instâncias internas do Conselho, com a categoria e com a sociedade em geral. Também tem como finalidade subsidiar posicionamentos e orientações do CRP-MG sobre a temática.

As reuniões da COPED ocorrem de forma híbrida. Interessadas(os) podem participar presencialmente, na sede do CRP-MG, em Belo Horizonte, ou acompanhar pela internet. Para conferir a agenda de encontros e ter acesso ao ambiente virtual da reunião, acesse o site do Conselho.



– CRP PELO INTERIOR –