Cuidado em Saúde Mental foi tema de evento no CRP-MG

No mês que marca o setembro amarelo, o ciclo de eventos Psicologia em Foco aborda temas relacionados à saúde mental e ao suicídio. Nesta quarta-feira, 4/9, o encontro foi norteado pelo tema “Entre a formação, a gestão e o trabalho em rede: diálogo sobre o cuidado em saúde mental”.

Para contribuir com as abordagens, compuseram a mesa, a psicóloga, doutoranda em Saúde Coletiva, Ana Regina Machado; a psicóloga especialista em “Atenção a usuários de drogas no SUS”, Camila dos Santos; e como mediadora, a psicóloga, mestra em Psicologia Social, Sara Campos.

Veja as fotos do encontro.

Multidisciplinaridade nas atuações – Ao introduzir o debate, Sara Campos ressaltou que é preciso evitar a compreensão de que o cuidado com a Saúde Mental é uma prática exclusiva da Psicologia, porque, segundo ela, esse é um território multidisciplinar. Com isso, lançou um questionamento sobre como é possível fazer uma política que se norteia a partir das construções subjetivas e singulares dos indivíduos.

Camila Augusta dos Santos chamou atenção para o trabalho em rede, já que o considera uma premissa do fazer da Psicologia no campo de saúde mental, álcool e outras drogas.

A psicóloga defendeu uma atuação pautada na ética do cuidado. Para ela, a prática psicológica deve se ater ao acolhimento.  “Não o acolhimento como um protocolo, mas como uma orientação ética no trabalho de saúde mental. É importante que a gente se apresente sob essa perspectiva da escuta cuidadosa, interessada e disponível”, lembrou.

Atenção Psicossocial – No que tange ao histórico da Psicologia no campo do sistema público de saúde no Brasil, Ana Regina Machado relembrou que somente a partir dos anos 90 foi desenvolvido, no país, um modo de atenção psicossocial, que é fruto da reforma psiquiátrica antimanicomial. “Essa reforma buscava construir um outro lugar de relação com a loucura. Não mais o lugar da exclusão, da segregação, dos maus-tratos, mas o lugar da cidadania e da singularidade. Então o campo da Saúde Mental tem o compromisso de construir práticas de atenção e de cuidado”, observou.

Assista ao registro do evento:

 



– CRP PELO INTERIOR –