Debate marca lançamento da Comissão Psicologia e Juventudes do CRP-MG

O Psicologia em Foco desta quarta-feira, 7/2, discutiu “Direitos Humanos, Juventudes e Questões Étnico-Raciais”. Além do debate, o encontro apresentou a nova Comissão do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG): a Comissão Psicologia e Juventudes. Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.

O evento apresentou várias reflexões e questionamentos sobre o papel da Psicologia e sua relação com as juventudes. O debate priorizou a perspectiva racial e como o fazer da Psicologia pode contribuir na garantia dos direitos humanos.

O psicólogo e mestrando em Psicologia Social, Emiliano Camargo, explicou que a Psicologia brasileira passou a debater questões raciais apenas recentemente. A partir de 1984 é possível identificar a abordagem do tema por psicólogas(os), psicanalistas e psiquiatras. No entanto, a discussão sobre preconceito e discriminação racial, por exemplo, só se refletiu em normativa do Conselho Federal de Psicologia em 2002, com a publicação  da Resolução CFP N.º 018/2002.

Emiliano Camargo também falou de racismo estrutural, institucional, política de combate às drogas, genocídio da juventude negra, medidas socioeducativas e reforma psiquiátrica. Ele frisou que “cidadãos de direitos no Brasil são brancos” e reforçou a luta da Psicologia na garantia de direitos humanos para todos.

Giovanni Silva, psicólogo e técnico social no Programa de Egressos do Sistema Socioeducativo – Se Liga, fez um relato da sua experiência de trabalho junto a adolescentes que cometeram atos infracionais. Ele define essa atividade como um “trabalho de resistência”, que ocorre na contramão da ideia corrente de que esses jovens devem ser tratados de forma violenta e autoritária.

A mediação do encontro foi feita pela psicóloga e conselheira do CRP-MG, Mariana Tavares, que é coordenadora da Comissão de Psicologia e Clínica.

Reunião Comissão Psicologia e Juventudes – Profissionais, estudantes e pesquisadoras(es) estão convidadas(os) a participar da reunião da Comissão Psicologia e Juventudes. O encontro será realizado no dia 23/2 (sexta-feira), às 10 horas, na sede do CRP-MG (Rua dos Timbiras, 1.532, 6º andar, Belo Horizonte/MG).

 

 



– CRP PELO INTERIOR –