Depressão na gravidez é tema do programa de rádio

Nesta quarta-feira, 11, o programa de rádio Psicologia em Foco teve como tema a depressão na gravidez. A convidada foi a psicóloga Maria de Lourdes Guimarães de Almeida Barros, que também é psicanalista e trabalha com crianças, adolescentes e casais.

Maria de Lourdes iniciou a entrevista dizendo que a depressão é o segundo maior caso de morbidade no Brasil. “São muitos fatores que causam essa doença e na gravidez 28% das gestantes são atingidas. Os principais sintomas são o sentimento de inutilidade, o choro muito fácil, insônia, apetite exagerado ou a falta dele e ainda o uso de qualquer tipo de drogas”, afirmou. A psicóloga completou dizendo que a depressão na gravidez pode prejudicar o bebê e, caso não seja tratada, expandir para a depressão pós-parto. “Pode atrapalhar a criança quando a mãe não se cuida no pré-natal. Com o uso de drogas, por exemplo, o bebê pode nascer prematuro, com retardos no crescimento e na evolução da fala. Além disso, ainda pode ocorrer a depressão pós-parto, que é muito caracterizada pelo sentimento de pânico. Mas ela só irá acontecer se a gestante não tiver se tratado durante a depressão na gravidez”, declarou.

Maria de Lourdes ainda relatou que esse tipo de depressão também pode se manifestar no pai. “Ele pode ficar mais irritado, dependendo da situação, como uma gravidez indesejada ou pela falta de relações sexuais durante a gravidez. Também pode afetá-lo pela preocupação de como irá cuidar da família, de sustentá-la”, afirmou.

Quando se tem o diagnóstico de depressão na gravidez, a convidada disse que é fundamental a presença da família, dando apoio à mulher. “É algo que deve ser observado e jamais desprezado. A família tem que estar presente e entender que é um momento de sofrimento da gestante”, disse.

Para finalizar, Maria de Lourdes deixou claro para os ouvintes que quando os sintomas são percebidos, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um médico, que entenderá a situação e dará as orientações necessárias.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –