Os desafios do acesso ao canabidiol no Brasil foram discutidos no CRP-MG

O Psicologia em Foco desta quarta-feira(9) discutiu o “Acesso ao tratamento cannabico no Brasil hoje”. O ciclo de eventos do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) acontece semanalmente em sua sede, em Belo Horizonte, sempre às 19h. Para assistir essa edição na íntegra, clique aqui.

Juliana Paolinelli, vice-presidente e coordenadora de acolhimento da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (AMA+ME) foi a primeira a se apresentar no evento. Ela é portadora de dor neuropática crônica e teve sua história de luta contada no documentário “Dor”. Em sua fala abordou o isolamento gerado pelas dores: “toda essa dor que sou obrigada a conviver com ela gera muita tristeza, angústia e isolamento social. Perdemos completamente o vínculo social. Passamos a ser somente uma pessoa que sofre e luta para sobreviver, mas não consegue fazer absolutamente mais nada. Eu fiquei mais de cinco anos sem poder ir à padaria. É um tipo de cárcere privado”.

Na sequência das apresentações falou o convidado Leandro Ramires. Ele é médico, presidente e diretor médico científico da AMA+ME. Explicou a necessidade do uso do cannabidiol: “primeiro que não existe cbd (canabidiol), puro e disponível como medicamento. O medicamento é o extrato da planta cannabis e os extratos são considerados suplementos, que proporcionam bons resultados para várias doenças. A gente precisa rever conceitos, evoluir a ciência com humildade e sabedoria”. Ao encerrar o médico disse que a realidade de muitos usuários do canabidiol é a maconha do tráfico, pois o acesso é por muitas vezes burocrático e de custo elevado.

A mediação foi feita pela psicóloga Watrislene Souza Duarte. Ela é specialista na Assistência aos Usuários de Álcool e Outras Drogas, diretora geral da Terceira Margem Prevenção e Pesquisa em Toxicomania, coordenadora de Grupos Reflexivos Temáticos sobre Drogas/ TJMG e membro titular da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos Sobre Drogas (Abramd).



– CRP PELO INTERIOR –