Desafios enfrentados pelas mulheres imigrantes e refugiadas são tema de live do CRP-MG

Atividade marca o “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres” e a participação na campanha “16 dias de Ativismo contra a Violência de Gênero”

Com o intuito de abordar as consequências psíquicas e emocionais que os processos migratórios provocam nas mulheres, a próxima edição do Saúde Mental de Janeiro a Janeiro trará o tema “Impactos da violência de gênero na subjetividade da mulher migrante”.

O diálogo será transmitido no dia 28/11, terça-feira, às 19 horas, no canal do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) no YouTube.

A vulnerabilidade da condição de imigrante, agravada por aspectos como opressão de gênero, raça e condição socioeconômica; a possível ruptura de vínculos com amigas(os) e familiares; e as diferenças ambientais, climáticas e culturais pautam a conversa. Também são tópicos do encontro a xenofobia, a visão estereotipada desse fenômeno social e as políticas migratórias que favorecem a exploração.

Participam da live:

Jéssica Lariza (CRP-04/50.233) – Psicóloga, atua na Proteção Social Especial de Média Complexidade no SUAS. Coordenadora de Projetos no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. Vivência no CMAS-BH e trajetória em projetos sociais.

Rima Awada Zahra – (CRP-08/17102): Psicóloga, coordenadora e professora da pós-graduação do curso de Psicologia e Migração da PUC-MG. Consultora em educação e saúde mental. Autora e coautora de obras que reúnem experiências nas áreas da migração, educação e saúde mental.

Mediação:

Jéssica Isabel (CRP-04/44.047) – Psicóloga, especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais. Membro da Comissão de Orientação em Psicologia e Política de Assistência Social e da Comissão de Orientação em Migração, Refúgio, Tráfico de Pessoas e Subjetividade do CRP-MG. Assessora na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem/MG.

Luta contra a violência de gênero

A live integra uma série de ações do CRP-MG que reforçam o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Celebrada no dia 25 de novembro, a data foi lançada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um convite à conscientização, ao fortalecimento da defesa e à criação de oportunidades de diálogos sobre desafios e soluções para o grave problema da violência contra meninas e mulheres.

16 Dias de Ativismo

O CRP-MG também apoia os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha internacional, que acontece anualmente, tem início com as comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, no dia 25 de novembro, e vai até 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro. O objetivo é engajar indivíduos, governos e sociedade civil, em todo mundo, na prevenção e na eliminação desse tipo de violência.

AGENDA

Live “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro: Impactos da violência de gênero na subjetividade da mulher migrante”
Data: 28/11/23
Horário: 19h
Canal do CRP-MG no YouTube – Inscreva-se no canal e ative os lembretes, assim você recebe uma notificação logo que a transmissão começar!



– CRP PELO INTERIOR –