15 maio Desfile da Luta Antimanicomial em BH será realizado nesta sexta-feira, dia 16
Concentração acontecerá na avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo, a partir de 13h30
“Desculpe o transtorno, estamos delirando/ A fantasia que constrói o amanhã/ A utopia que ainda está aqui/ Sempre fui de resistir/ Eu sou Tam Tam”. Com este refrão, a escola de samba Liberdade Ainda Que Tam Tam ocupará com música e protesto o centro de Belo Horizonte na tarde de sexta-feira, 16 de maio, para marcar o Dia da Luta Antimanicomial.
Este ano a concentração mudou de endereço: ocorrerá na av. Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo, a partir das 13h30. A previsão é de que o desfile tenha início às 15h, com o seguinte trajeto: av. Bernardo Monteiro, av. Afonso Pena, rua Espírito Santo, rua Tupinambás e Praça da Estação (dispersão).
Em 2025, a atividade vai além de defender a sustentação da política de saúde mental radicalizada na defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental e em uso prejudicial de álcool e outras drogas: se posicionará contrária à anistia das(os) manifestantes do 8 de janeiro de 2023, em Brasília, por entender como uma nova ameaça à democracia tal qual o retorno de manicômios e outros instrumentos de exclusão.
“Juntos mostraremos ao mundo que ainda lutamos aqui, sorrindo, cantando e gritando neste momento: sem anistia, pela justiça e pela louca vida”, é a ideia do desfile descrita no panfleto que será distribuído durante o ato do dia 16.
Sobre a organização – A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA) realiza o evento ao lado do Fórum Mineiro de Saúde Mental (FMSM) e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de MG (Asussam-MG). Apoiam a iniciativa: Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG); Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA); Frente Mineira Drogas e Direitos Humanos (FMDDH); Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado; Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino; Sindágua; e gabinetes das deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (PSOL).
AGENDA
Desfile do Dia da Luta Antimanicomial 2025 – Ainda lutamos aqui: contra os golpes dos opressores, pela louca revolução, a anistia não é solução!
Data: 16 de maio de 2025 (sexta-feira)
Local de concentração: Avenida Bernardo Monteiro, próximo ao Colégio Arnaldo, a partir das 13h30. Saída do cortejo: 15h.
Concurso fotográfico
Se for acompanhar o desfile em BH ou qualquer outra atividade alusiva à Luta Antimanicomial em Minas Gerais, capriche na foto!
O CRP-MG está com inscrições abertas para o VIII Concurso de Fotografia “O 18 de maio visto por diferentes ângulos”.