Dia Mundial da Água

Hoje, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. É importante trazer a reflexão de que, ao pensar na relação das pessoas com o meio ambiente, a partir da preservação dos recursos naturais, também se cogita um modelo de sociedade que prioriza a qualidade de vida e a cidadania.

“Pensar na água não significa pensar apenas em matrizes energéticas e hidrelétricas, mas, fundamentalmente, trazer para a centralidade das discussões públicas a sustentabilidade das relações da vida cotidiana”, considera a vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Clara Goldman. “A Psicologia deve se envolver nas relações que possam construir subjetividades na perspectiva de culturas de paz”, completa.

O Brasil tem acompanhado a evolução e a frequência dos desastres socioambientais, que têm vitimado tantas pessoas e que possuem, na maior parte das situações, causas evitáveis. “Precisamos defender que políticas públicas contemplem efetivamente a participação social na discussão do que significam comunidades sustentáveis, estratégias de superação de vulnerabilidade social, atreladas ao desenvolvimento da educação ambiental”, sinaliza Clara.

Chuvas

O uso sustentável da água é um tema que também está ligado ao período das chuvas. É nesta época que acontecem, anualmente, sérios desastres ambientais, como deslizamentos e desbarrancamentos.

Para evitar esse tipo de situação, o CFP, a Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres (Abrapede) e o Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (Monades) foram convidados para uma reunião em 7 de março, com vista à implantação do Projeto Pluviômetros nas Comunidades, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para a Clara Goldman, a iniciativa tem o intuito de envolver diretamente as comunidades na avaliação das situações de risco, pensando nas possibilidades de superação desse tipo de problema. “A instalação desses pluviômetros representam dispositivos importantes para evitar danos, mortes e sofrimento, desde que articuladas com outras políticas devidamente acionadas, a exemplo da educação e proteção civil”, destacou a vice-presidente do CFP, durante a reunião.

Fonte: site do CFP



– CRP PELO INTERIOR –