Diabetes e hipertensão foram tema do programa de rádio Psicologia em Foco

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, um em cada três adultos no mundo tem pressão alta. A hipertensão é a causa de metade das mortes por acidente vascular cerebral e doença do coração. Quando o assunto é diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes contabiliza 12 milhões de pessoas portadoras da doença.

Devido dados tão alarmantes, o programa de rádio Psicologia em Foco, uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a rádio Inconfidência AM 880 teve como convidada a psicóloga Patrícia Pinto de Paula para falar sobre o assunto. Ela é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/PUC Minas (1990). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (2000). Doutora em Psicologia Social pelo programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP (2012). Atua em ensino, pesquisa e extensão com os temas: Psicologia Social; Psicologia do Trabalho; Saúde Mental e Saúde Coletiva; Políticas Públicas de Saúde; Processos de Trabalho e Gestão em Saúde.

Patrícia iniciou a entrevista fazendo um contexto do que pode levar a ter essas doenças, como uma vida sedentária e uma má alimentação. Além disso, ela falou do uso constante do celular que consequentemente leva a este estilo de vida. “Com a tecnologia, as pessoas podem viajar sem sair de casa, mudar de canal sem se levantar do sofá e isso inibe o indivíduo a querer praticar atividade física, que ajuda a prever essas doenças”, afirmou. Quando o assunto é o trabalho da psicologia nessas patologias, a convidada explicou o papel do profissional. “O objetivo é trabalhar ajudando as pessoas para que elas tenham disposição para sair de casa e praticar exercícios. Se o emocional não está tão bem trabalhado, o corpo também não tem disposição”, explicou. Ela ainda falou de obesidade e a dificuldade das pessoas em lidar com os próprios limites.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –