Discussão de gêneros na escola foi tema do programa de rádio Psicologia em Foco

A partir da aprovação do Plano Nacional de Educação, lei sancionada em junho de 2014, foi deflagrada no país a construção de correspondentes planos nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.  Desde então, acenderam as discussões em torno de dois pontos nele incluídos: o gênero e a orientação sexual.

Pensando neste tema polêmico, o programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira (21), teve como tema a “Discussão de gênero nas escolas”. A convidada foi a conselheira e psicóloga Cláudia Natividade, integrante da Comissão Mulheres e Questões de Gênero e coordenadora do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

Cláudia Natividade iniciou a entrevista explicando o conceito de gênero e a diferença em relação à orientação sexual. Segundo ela, a polêmica surge exatamente por falta de desconhecimento deste conceito. “A escola deve ter como papel discutir o assunto, pois é a partir disso que se tem o conhecimento”, afirma. A conselheira falou também o quanto é importante a discussão do assunto na escola, já que os alunos que apresentam a heterogeneidade, muitas vezes sofrem bullying e consequentemente atrapalha o desempenho escolar dessa criança.

Para ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.

 



– CRP PELO INTERIOR –