Dissidência de gênero, sexualidade e luta antimanicomial serão tema do próximo Cine Diversidade

“Entre a Colônia e as Estrelas” é a película em exibição dia 16 de maio

O Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em parceria com o Cine Santa Tereza e apoio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, promoverá na terça-feira, dia 16/05, às 19h, uma nova edição do Cine Diversidade, desta vez para marcar o mês da Luta Antimanicomial.

“Entre a Colônia e as Estrelas” é o título do filme que será exibido, trazendo a temática da dissidência de gênero, sexualidade e luta antimanicomial.

Confira os detalhes:

Título: Entre a Colônia e as Estrelas
Direção: Lorran Dias
País: Brasil
Ano: 2022
Gênero: Ficção
Duração: 49 minutos
Sinopse: Colônia Juliano Moreira, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Estelar trabalha em um hospital psiquiátrico e tem visões do passado. Durante uma crise hídrica no estado, recebe Kalil – seu irmão mais novo – para morar em sua casa. Em meio às divergências politicas e identitárias entre ambos, Estelar percebe que é preciso coragem para rever suas posições conservadoras. Ela inicia uma saga que a levará onde residem todas as diferenças, tempos, abismos e mistérios entre nós.
Classificação: 13 anos.

Para os diálogos, contaremos com a presença de:

Lorran Dias Diretor de cinema, curador e videoartista nascido e residente na Favela da Maré (Rio de Janeiro). É diretor da TV Coragem (2020) e membro co-fundador do coletivo Anarca Filmes (2014). Como diretor brasileiro foi selecionado no American Film Showcase (Los Angeles, 2023), no Apichatpong Weerasethakul Creators Lab: Filmin in the Amazon (Peru, 2022), Gotebörg Film Fund (Suécia, 2021), com exibições no Arsenal: Institute for Film and Video (Berlin, 2022) e no International Film Festival Rotterdam (Holanda, 2019). Dirigiu e roteirizou Entre a Colônia e as Estrelas (2022), Usina-Desejo (2021), Perpétuo (2018) entre vários outros curta-metragens. É bacharel em Comunicação Social com habilitação em Cinema e TV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Poeta Jomaka – Artista-educador antimanicomial SUS BH, autor do livro Generalidades ou Passarinho Loque Esse.

Yunni Arllen – Produtore cultural, multiartista e arte-educadore atuante na rede de Saúde Mental de Contagem. Sua produção transpassa a espiritualidade de um corpo não pertencente e as memórias afetivas de sua construção de gênero. Como artiste não-binárie, acredita na construção coletiva como forma de modificação estrutural e potencialidade dos fazeres. Nesse sentido, compõe as Coletivas Academia Transliteraria e Galla On Fire, além de integrar a Banca Transcestral e a atual gestão do Teatro Espanca.

Mediação:

Gab Lamounier – (CRP 04-52747) Está no mundo a partir das redes de amizade e fortalecimento mútuo. É psicólogo e mestre em Psicologia Social (UFMG). Atua como analista no consultório particular e também na construção Coletiva da Akasulo, Centro de Convivência para a Comunidade LGBTIA+ de Belo Horizonte e região metropolitana. É conselheiro no XVII Plenário do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG).

O acesso à atividade é gratuito mediante a retirada de ingressos, disponíveis na bilheteria do cinema a partir das 18h30 do dia do evento.

O Cine Diversidade realiza projeções seguidas de conversa com o público todos os meses. A iniciativa lança mão de obras audiovisuais para fomentar o diálogo e a visibilidade de temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.

Agenda

Cine Diversidade
Data: 16/05/2023
Horário: 19h
Local: Cine Santa Tereza – R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação
https://bit.ly/CineDiversidade160523



– CRP PELO INTERIOR –