Divinópolis sediou encontro sobre saúde mental, gênero e interseccionalidade

A afirmação dos direitos da mulher, evocada pelo 8 de março, ecoou na subsede Centro-Oeste do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), em Divinópolis. No sábado, 7/3, a subsede recebeu o Psicologia em Foco “Saúde Mental e Gênero: discussões interseccionais e processos de subjetivação”.

A conselheira do CRP-MG e integrante da Comissão Mulheres e Questões de Gênero, Liliane Martins, mediou a mesa e destaca que além de estudantes e profissionais de Divinópolis, o público também contou com a presença de pessoas das cidades de Itaúna, Oliveira e Pará de Minas.

“Falei sobre a importância do Dia Internacional da Mulher e da interseccionalidade dos assuntos abordados na mesa: gênero e saúde mental. Alguns anos atrás, por ser uma mulher, lésbica e negra, eu poderia ter sido colocada em um trem para Barbacena”, analisa.

O encontro contou com as contribuições da psicóloga, mestranda em Psicologia Social e coordenadora da Comissão de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do CRP-MG na Subsede Centro-Oeste, Karla Patrícia; e da professora do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília e coordenadora do grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” no CNPq, Valeska Zanello.

A coordenadora da Comissão de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do CRP-MG na Subsede Centro-Oeste, Karla Patrícia, avalia que o encontro foi muito positivo, pois mobilizou um público significativo e teve, inclusive, a participação de profissionais da área do Direito. “Valeska fez uma fala muito potente e reflexiva. Ela abordou dispositivos que atravessam a mulher, como a maternidade por exemplo, e como eles podem interferir na saúde mental dela”, relatou Karla.

Veja as fotos do evento.



– CRP PELO INTERIOR –