Edição de novembro do Cine Diversidade acontece na terça-feira, 29

Exibição de curta-metragens vai propiciar diálogo sobre interseccionalidade de gênero, raça e sexualidade

O documentário “Corpo Flor” e o curta ficcional “Eu Te Amo É No Sol” serão exibidos na terça-feira, 29/11, no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte.

A ação integra o Cine Diversidade, que realiza projeções seguidas de diálogo com o público todos os meses. A proposta lança mão de obras audiovisuais para fomentar a reflexão e a visibilidade de temas relacionados à Psicologia, ao gênero e à diversidade sexual.

Filmes

“Corpo Flor” (2018), com direção de Izah Cândido e Wanderson Viana, aborda temas como juventude, negritude e sexualidade. Discute como os corpos negros que fogem da normativa heterossexual dialogam com o mundo, em seu prazer e sua resistência contra uma estrutura de controle e subalternização.
A classificação indicativa é livre.

“Eu Te Amo É No Sol” (2021) é dirigido por Yasmin Guimarães e aborda o reencontro de Mati com Júlia, sua namorada, que agora vive em um lugar distante e frio. Nesse processo, as personagens se deparam com a falta de identidade e a impossibilidade de voltar para casa. A classificação indicativa é de 12 anos.

A atividade é gratuita.

Após as projeções, o debate contará com a presença de:

Mariana de Melo – Atua nas áreas de direção e produção cinematográficas. Trabalhou em filmes como Democracia em Vertigem (2019 | Petra Costa) e Canção ao Longe (2022 | Clarissa Campolina). É sócia da Piranha Filmes, produtora em que se dedica a seus projetos, como a produção do curta “Eu Te Amo É No Sol”.

Tuty (e/elu/e) – Estudante de Psicologia da PUC Minas, integrante do Coletivo Não-Bináries de Minas Gerais, do Coletivo Trans Não-Binárie, do Movimento Autônomo Trans de BH, da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual e da Comissão de Direitos Humanos do CRP-MG e da Articulação Nacional de Psicólogues Trans (ANP Trans). Norte-mineire, trans não-binárie e negre.

A mediação será feita por:

Diadorim Maria Rodrigues – Pessoa trans não binária. É estudante do bacharelado de Ciências Sociais (UFMG) e estagiárie da Diretoria de Políticas para a População LGBT (DLGBT), da Prefeitura de Belo Horizonte.

Cine Diversidade
O Cine Diversidade é uma iniciativa do Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Orientação em Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual, em parceria com o Cine Santa Tereza e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. O projeto foi lançado em 2017. Os encontros são mensais.

Serviço

Data: 29 de novembro (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Cine Santa Tereza, R. Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte/MG
Ingressos: gratuitos e podem ser retirados na bilheteria do Cine a partir das 18h30.
Pré-inscrição para emissão de certificado de participação: http://bit.ly/cinediversidade2911



– CRP PELO INTERIOR –