Educação e formação docente foram temas do Psicologia em Foco

Nesta quarta-feira, 17/10, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) propôs uma discussão sobre “Psicologia e Educação: contribuições para a formação docente”. O encontro fez parte do ciclo de eventos Psicologia em Foco e, para contribuir com as reflexões, participaram as psicólogas Deborah Barbosa, professora do departamento de Psicologia da UFMG e membro da Comissão de Psicologia Escolar e Educacional do CRP-MG; Valeria Andrade, professora da PUC Minas e atuante na área de educação desde 1988; e como mediadora, Fátima Boschi, também professora da PUC Minas e coordenadora do Núcleo ABEP-Minas.

Assista o debate.

Para dar início ao assunto, Deborah Barbosa citou a importância de Paulo Freire para a pedagogia e a educação, sendo precursor de imprescindíveis teorias que complementam a formação docente.

Ao fazer um resgate histórico da jornada das(os) professoras(es), a psicóloga ressaltou que por muito tempo perderam condições de formação e que esses profissionais precisam de amparo da Psicologia. Para ela, a(o) psicóloga(o) precisa escutar o público com que trabalha até mesmo para pensar em teorias. Além disso, Deborah pontua que “o psicólogo pode contribuir na formação do professor no fomento de debates e domínios, auxiliando na criação de planejamento, na preparação e organização. Eles precisam resgatar o sentimento, a esperança, o lúdico, o afetivo e o subjetivo”.

Valéria Andrade deu prosseguimento à conversa, destacando que dentro da escola existem diversas ações que não envolvem apenas matérias tradicionais, como português e matemática. De acordo com ela, há também processos de subjetivação e que, por isso, a Psicologia precisa trabalhar junto aos professores.

A psicóloga alertou para a existência de um sistema educacional e político que faz com que as pessoas das camadas populares não cheguem ao ensino superior, reiterando que a função transformadora da escola é acolher as minorias. “Temos a ajuda da Psicologia institucional, que é um referencial teórico importante para nós, psicólogas que trabalham com a educação”, finalizou.



– CRP PELO INTERIOR –