Educação sexual para adolescentes pautou programa de rádio desta quarta-feira

Nas últimas semanas foi lançada a campanha de prevenção à gravidez precoce de jovens e adolescentes, pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos em parceria com o Ministério da Saúde. Para debater o assunto, o programa de rádio Psicologia em Foco desta quarta-feira, 12, entrevistou a psicóloga e pós-graduada em saúde pública na área da violência doméstica contra crianças e adolescentes, Lívia de Paula. Ela possui experiência na atuação com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Também integra a equipe de supervisão e apoio aos serviços de acolhimento de crianças e adolescente de Itaúna/MG.

Confira a entrevista completa:

A psicóloga destacou a importância de se debater educação sexual com os jovens e adolescentes. “A educação sexual é uma ferramenta importantíssima para a prevenção de gravidez, infecções sexualmente trasmissíveis (IST`s), violência sexual, entre outros. Temos que perder o medo de se aproximar desse assunto, pois é essa temática é ampla e diz respeito a nossa vida como um todo”, disse Lívia.

Sobre o slogan da campanha, que diz “Adolescência primeiro, gravidez depois”, a entrevistada disse que “o foco não pode estar somente na questão da gravidez. Tem vários outros pontos que precisamos tocar, embora seja uma iniciativa interessante.”

Em outro ponto da entrevista, a convidada foi perguntada sobre quais atitudes os pais dos jovens e adolescentes podem tomar com os seus filhos, diante da iniciação sexual: “um pai e uma mãe ou responsável, deve conversar com seus filhos antes mesmo de se iniciar, dessa forma, quando o adolescente passar a ter relações sexuais, ele vai ter certeza que ele pode confiar nos seus pais.”

No próximo programa, dia 19, teremos como tema “Objetificação dos corpos femininos”, pois será veiculado na semana que antecede o carnaval –quando o número de assédios contra mulheres aumenta significativamente.  O Psicologia em Foco no rádio vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no site: www.inconfidencia.com.br.



– CRP PELO INTERIOR –