Em live, CRP-MG comemora os 20 anos da Lei Paulo Delgado, fruto da luta antimanicomial

Debate será transmitido no canal do CRP-MG no Youtube

Dando continuidade à série de encontros “Saúde Mental de Janeiro a Janeiro”, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) vai discutir, na próxima terça-feira (26), o aniversário de 20 anos da promulgação da Lei Paulo Delgado e como ela tem sido colocada em prática neste período. Toda a categoria está convidada a participar, a partir das 19h, pelo canal do CRP-MG no Youtube. Por se tratar de uma atividade aberta ao público, não é necessária inscrição prévia.

Fruto da luta antimanicomial, a Lei nº 10.216/2001, proposta pelo deputado que a batizou, instituiu um novo modelo de tratamento às pessoas com sofrimento mental no Brasil, criando estruturas de atendimento em saúde mental como as dos Centros de Atendimento Psicossociais (Caps), espalhados por todo o país.

A live “Luta antimanicomial: reflexões para continuar re-existindo” vai abordar, dentre outros pontos, a relevância das(os) psicólogas(os) no tratamento e atenção ao indivíduo com sofrimento mental.

O encontro contará com a participação da psicóloga Soraia Marcos, pós graduada em saúde mental e profissional da rede pública de saúde, Cirlene Ornelas, familiar de usuário dos serviços de saúde mental e o ex-deputado federal Paulo Delgado, autor da lei que leva o seu nome. A live terá mediação de Lourdes Machado, conselheira e presidenta do CRP-MG.

Importância das(os) profissionais da Psicologia

Esse novo modelo de tratamento e atendimento às pessoas com sofrimento mental encontrou na(o) profissional psicóloga(o) uma referência. De acordo com Soraia, a própria profissão teve que se reinventar no Brasil.

“A profissão, historicamente mais elitizada, vinda, de sua ,da clínica, se depara com essa invenção maravilhosa que é a saúde mental. O modelo antimanicomial propõe a integração de vários profissionais no cuidado do sujeito em sofrimento mental”, explica.

Outro aspecto abordado no encontro é a importância da representatividade de profissionais negras(os) no atendimento na saúde pública. Para Soraia, que é uma psicóloga negra, isso faz total diferença no tratamento.

“É de fundamental importância quando eu me deparo com um sujeito com a cor da minha pele, em sofrimento, e ele entende que quem vai cuidar dele é um outro que entende o que ele passa, onde perpassa esse sofrimento”, avalia.

Saúde Mental de Janeiro a Janeiro 

O ciclo de encontros mensais do CRP-MG surgiu de uma proposta do Conselho Federal de Psicologia (CRP), que leva o mesmo nome. O objetivo é trazer à tona assuntos importantes relacionados à atenção em saúde mental e o papel das(os) profissionais de Psicologia no atendimento e cuidado ao indivíduo e suas subjetividades.

Convidadas(os) desta edição:

Cirlene Ornelas – Presidenta da Associação Loucos por Você do município de Ipatinga. Membra da Comissão Estadual da Reforma Psiquiátrica e familiar de usuário dos serviços de Saúde Mental.

Paulo Sérgio Delgado – Sociólogo, professor universitário e cientista político. É autor da Lei da Reforma Psiquiátrica Brasileira (nº 10.216/2001). Recebeu, em 1999, o Prêmio “PI” do Ministério da Saúde e do instituto de Psiquiatria da UJRF pela defesa dos Direitos Humanos dos pacientes psiquiátricos, em 2000, dos Conselhos de Psicologia do Brasil, o Troféu Paulo Freire de Reconhecimento Social pela sua luta em prol da diminuição do sofrimento humano.

Soraia Marcos – Psicóloga, pós graduada em saúde mental. Trabalhadora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) em Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) e Unidade Básica de Saúde (USB), no município de Belo Horizonte. Militante do Fórum Mineiro de Saúde Mental.

Mediadora:

Lourdes Machado – Conselheira presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), integrante da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) e coordenadora da Comissão Estadual de Reforma Psiquiátrica de MG. Militante da Luta Antimanicomial.


Agenda

Tema: “Luta antimanicomial: reflexões continuar re-existindo
Data: 26/10 (terça-feira)
Horário: 19h
Canal: Youtube



– CRP PELO INTERIOR –