Emergências e desastres é tema do programa de rádio Psicologia em Foco

Nesta quarta-feira (13/7), o programa de rádio Psicologia em Foco – uma parceria do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) com a Rádio Inconfidência AM 880 – teve como tema “O impacto das emergências e desastres na saúde do trabalhador”.

A entrevistada foi a psicóloga Júnia Lara. Ela abriu a entrevista explicando que emergência e desastre são termos distintos. “Os desastres são acontecimentos que podem causar danos pessoais, materiais, ambientais e humanos. Já a emergência é um conjunto de ações que serão realizadas em função do desastre”, afirmou.

Segundo Júnia, os acidentes causam horror, pânico e muitas vezes o trabalhador que atua nessas situações também pode sofrer consequência. Por isso, os trabalhadores devem, assim como os acidentados, ter atendimento para que não fiquem adoecidos.

A psicóloga relatou que há cinco fases no gerenciamento de emergências. “A primeira é a prevenção, a segunda é a mitigação, que minimiza os riscos, a terceira é a preparação, a quarta é a resposta, que é saber o que fazer em relação ao desastre, e a quinta e última é a recuperação do acidente”, declarou. Júnia finalizou dizendo que a Psicologia ajuda na capacitação desses trabalhadores publicando ações, pesquisas e palestras sobre o tema.

Se você não pode ouvir a entrevista completa, utilize o player abaixo.



– CRP PELO INTERIOR –