Encontro de Avaliação Psicológica no Trânsito: orientações do Sistema Conselhos e novo Código de Trânsito

A mesa “Políticas e técnicas AP no trânsito” contou com contribuições do conselheiro e coordenador da comissão consultiva em avaliação psicológica do Conselho Federal de Psicologia, Fabian Rueda, e do militante do Movimento Voz do Trânsito, Juliel de Araujo. A mediação foi realizada pelo membro da diretoria da Sapsi, Rodrigo Figueiredo.

O conselheiro Fabian Rueda apresentou as principais iniciativas que o Conselho Federal de Psicologia tem realizado no campo da avaliação psicológica. Nesse sentido, apontou a necessidade que as(os) profissionais se apropriem da Resolução nº 9, de abril deste ano. A normativa revoga resoluções anteriores e, de acordo com o conselheiro, retira o foco do teste no caso da avaliação psicológica.

Fabian Rueda também reforçou todo o trabalho realizado junto ao Satepsi: o sistema é constantemente atualizado com informações sobre testes psicológicos e também passou a reunir todas as resoluções do CFP sobre o tema.

Outro aspecto importante é que muitos testes psicológicos estão vencendo em 2018, por isso, psicólogas(os) devem acompanhar via Satepsi quais testes estão favoráveis ou desfavoráveis.

O psicólogo Juliel Batista relatou as ações que deram origem ao Movimento Voz do Trânsito, que é uma articulação político-profissional de psicólogas(os) que tem o objetivo de criar e participar de espaços de interlocução que permitam contribuir com a ampliação da inserção social da Psicologia no contexto do trânsito e da mobilidade urbana e com a qualificação do exercício profissional.

O psicólogo também relatou ações de incidência relacionadas à tramitação do Projeto de Lei 8085/2014, que está em tramitação no Congresso e traz diversas mudanças para o Código de Trânsito Brasileiro e, por consequência, para a atuação de psicólogas(os) no contexto do trânsito.



– CRP PELO INTERIOR –