Encontro de Psicologia do Esporte discutiu inserção da mulher no contexto esportivo

Evento aconteceu no último sábado, 25/11, e contou com relatos de experiência e apresentação de estudos

No início dos anos 2000, a então árbitra assistente, Ana Paula Oliveira, trabalhava para consolidar sua atuação no âmbito do futebol. “Eu precisava conquistar respeito e eu ia conseguir isso trabalhando, estudando e sendo a melhor entre homens e mulheres. Não bastava ser a melhor apenas entre as mulheres, o tempo todo eu tinha que provar que era capaz”. O depoimento de Ana Paula, que atualmente é instrutora CBF, Conmebol e FIFA de arbitragem, dá uma dimensão do desafio que as mulheres enfrentam no contexto esportivo.

Ana Paula proferiu a conferência de abertura na segunda edição do Encontro Mineiro de Psicologia do Esporte, realizado no último sábado, 25/11, em Belo Horizonte. A instrutora de arbitragem relatou sua trajetória profissional e de luta neste campo.

Durante o encontro, também houve contribuições de pesquisadoras sobre a importância de se discutir normas de gênero no esporte. Foram abordados ainda a Psicologia do Esporte no alto rendimento e no contexto social, por meio da realização de projetos de esporte em associações, organizações não governamentais e nas políticas públicas.

O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão de Psicologia do Esporte. O conselheiro e coordenador da Comissão, Yghor Gomes, avalia que o encontro atingiu bons resultados. “Tivemos um grande número de pessoas e uma conquista importante é que muitos participantes vieram de municípios do interior. Também discutimos temas muito importantes como gênero e a importância de se garantir os direitos dos atletas”, ressalta o conselheiro.

Veja as fotos do encontro.



– CRP PELO INTERIOR –