Encontro na subsede Norte reflete sobre caminhos para uma Psicologia Antirracista

Atividade será realizada exclusivamente na modalidade presencial, em Montes Claros, dia 10, às 19h. Inscrições abertas

No mês escolhido para reforçar a Consciência Negra, o Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais (CRP-MG) promove uma série de eventos que reiteram o compromisso da autarquia diante do tema.

Na subsede Norte, a luta da população negra será pauta do Psicologia em Foco que acontece no dia 10 de novembro, às 19h.

Intitulado “População negra e interseccionalidade: caminhos para uma Psicologia antirracista”, o encontro tem como proposta recordar e evidenciar lutas e resistências da população negra contra o racismo, o preconceito, a discriminação e as desigualdades sociais, compreendendo a atuação da Psicologia nesse contexto. A atividade é uma iniciativa da Comissão de Orientação Mulheres e Questões de Gênero.

Participam do diálogo, as(os) convidadas(os):

Liliane Martins (CRP-04/50.845 ) – Mulher negra lésbica, psicóloga antirracista, feminista negra. Mestra em Psicologia Social (UFMG). Especialista em Direitos Humanos. Conselheira vice-presidenta do Conselho Regional de Psicologia – Minas Gerais.

Worney Brito (CRP-04/33.487) – Psicólogo clínico (FASI), doutorando em Psicologia (UFES), mestre em Cuidado Primário em Saúde (Unimontes), supervisor de estágios, consultor e professor de Psicologia nas áreas de Ética Profissional, Educação, Organizações e Diversidade.

Mediador:
Luis Henrique de Souza Cunha (CRP-04/43.813) – Psicólogo, especialista em Psicologia Escolar e Educacional (CFP), pós-graduado em Psicologia e Educação (Universidade Paulista). Psicólogo Escolar em Pirapora/MG. Conselheiro do Conselho do Fundeb de Pirapora/MG. Conselheiro Estadual de Saúde. Conselheiro e referência da Comissão de Orientação Psicólogas(os) da Saúde do CRP-MG.

Inscrições

O evento é presencial e haverá emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas no endereço: bit.ly/PsiemFocoSubsedeNorte101123

Novembro Negro

Dia 20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, e faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares e um dos grandes símbolos da resistência negra.

Diante disso, ao longo de todo o mês, atividades do Movimento Negro e de diversos setores organizados reafirmam o “black power”, ou seja, o poder negro, que exalta o orgulho da identidade e outras dimensões da consciência negra, como o reconhecimento do legado de personalidades como Zumbi, Dandara, Maria Quitéria, Carlos Marighella, Luiz Gama, além de muitas outras.

Atuação Psi

Fique por dentro das normas do Conselho Federal de Psicologia sobre o assunto, editadas para nortear a atuação de psicólogas e psicólogos:

Resolução CFP 018/2002
Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

Cartilha “Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o)
Faz um mapeamento sobre o racismo no Brasil e sobre os esforços empreendidos para sua superação.

Nota do Sistema Conselhos de Psicologia “Convite a tirar o racismo do nosso vocabulário”.

Outras produções do CRP-MG sobre o tema estão disponíveis na página da Comissão de Orientação em Psicologia e Relações Étnico-Raciais e no acervo digital: acervodigital.crp04.org.br

AGENDA
Psicologia em Foco – População negra e interseccionalidade: caminhos para uma Psicologia antirracista
Data: 10 de novembro (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Subsede Norte – Av. Dr. José Correa Machado, 1858, sala 202, bairro Melo, Montes Claros/MG
Inscrições: bit.ly/PsiemFocoSubsedeNorte101123



– CRP PELO INTERIOR –