Encontro sobre avaliação psicológica no trânsito promoveu reflexões sobre mobilidade

O I Encontro Mineiro de Avaliação Psicológica no Trânsito acolheu a mesa “Mobilidade no trânsito”, que contou com contribuições do chefe da Seção de Controle de Clínicas do Detran, Rodrigo Comini; e da consultora, professora e palestrante nas áreas de Psicologia e Educação para o Trânsito, Rosely Fantoni. A mesa foi mediada pela coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica na subsede Sudeste do CRP-MG, em Juiz de Fora, Elza Lobosque.

A consultora Rosely Fantoni defendeu a importância de se ampliar a atuação do profissional de Psicologia no trânsito, de forma que extrapole o momento de avaliação para obtenção da CNH e contribua com o estudo do comportamento no trânsito. Rosely Fantoni também enfatizou a velocidade das mudanças tecnológicas, que apontam para uma revolução nas formas de transporte e mobilidade humana, com a presença de robôs na condução de meios de transporte, por exemplo.

Segundo a consultora, a utilização de recursos tecnológicos em processos de avaliação psicológica também está bastante próxima. Nesse cenário, a constante atualização e estudo são fundamentais para a atuação no trânsito.
O chefe da Seção de Controle de Clínicas do Detran, Rodrigo Comini, explicou que o credenciamento de clínicas considera a capacidade das(os) profissionais realizarem a avaliação psicológica e não apenas aspectos da estrutura física das instituições.

Outro aspecto realçado por Rodrigo Comini é a importância da entrevista de devolução para pessoas consideradas inaptas na avaliação para que compreendam os motivos do resultado. “É um problema muito grave não realizar a entrevista de devolução”, afirmou. Rodrigo também alertou para a necessidade de que todo o trabalho realizado nas clínicas seja embasado nas resoluções do Sistema Conselhos de Psicologia.

A mediadora Elza Lobosque reforçou a importância de que as clínicas permitam o acesso de pesquisadoras(es) a materiais produzidos nas avaliações psicológicas, de forma que subsidiem a produção de conhecimento neste campo.



– CRP PELO INTERIOR –