Envelhecimento saudável e a supervalorização da juventude

Convidada do Psicologia em Foco no rádio aponta a importância de entender a terceira idade como uma fase de colheitas

Nesta quarta-feira, 19, o Psicologia em Foco no rádio convidou a psicóloga Marisa Sanabria, para falar sobre o processo de envelhecimento e seus desafios. Ela é mestra em filosofia e especialista no tema da mulher.

Ouça o programa.

“Essa consciência da finitude é muito difícil para nós”. A psicóloga enfatizou durante entrevista a cultura de supervalorização da juventude como principal fator que motiva a má aceitação do processo de envelhecimento. Para Marisa, a mídia impacta nessa construção social, pois reforça imagens de pessoas jovens, bonitas e saudáveis constantemente.

“O envelhecimento nos traz apreensões e inquietações por vários motivos: primeiro porque factualmente ficamos mais próximos de morrer. Depois porque temos apreensões de como vai ser: ‘vou ter dinheiro?’, ‘vou poder pagar o médico?’, ‘como vai ser minha condição de vida?’, ‘vou ter autonomia?’”, exemplificou.

A mesma cultura não ensina a população a entender o envelhecimento como uma fase natural da vida, que pode ser muito boa. Além dos questionamentos já citados pela psicóloga, Marisa pontuou que as pessoas têm muitos tabus sobre a não produtividade e a dependência durante a terceira idade.

A forma de participação desse sujeito na sociedade não vai ser a mesma que a de um jovem de 22 anos, explicou Marisa, entretanto, o conhecimento adquirido é importante para as relações sociais. “No envelhecimento nos tornamos muito mais um orientador, às vezes um conciliador, aquele que facilita a vida dos que vêm na frente. Nós não temos que nos isolar, mas poder usar a maturidade como um capital de participação em outra medida e de outra forma”.

Os idosos vão ter que se mobilizar para conquistar seus direitos devido à ausência de iniciativas do Estado para a terceira idade. “Nós não temos políticas públicas consistentes e definitivas que funcionem hoje em relação ao envelhecimento autônomo e saudável”, afirmou Marisa.

O programa Psicologia em Foco no rádio é uma parceria do CRP-MG com a Rádio Inconfidência. Vai ao ar toda quarta-feira, às 12h30, pela frequência 880AM ou online no http://www.inconfidencia.com.br/.



– CRP PELO INTERIOR –